os rios brasileiros
o brasil possui a maior rede fluvial do mundo. milhões de brasileiros depedem dos rios para sobreviver, utilizando suas águas para diversos fins, como irrigação agrícola, pesca, produção de energia elétrica, navegação e abastecimento residencial, comercial e industrial.
1- O texto afirma que milhões de brasileiros dependem dos rios para sobreviver, utilizando suas águas para diversos fins. explique alguns desses fins para nossa sobrevivência
ME AJUDEMMMMMM PLMDS, OBG!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os rios são grandes reservatórios que contribuem para a sobrevivência da vida na Terra. Eles estão distribuídos de forma desigual pelo planeta, o que nos faz pensar na sua importância no cenário mundial, considerando que muitas sociedades percorrem quilômetros de distância para chegar até a água doce. Dessa forma, eles devem ser preservados, sendo imprescindíveis para a vida.
Para analisarmos um rio e seu aproveitamento, é necessário conhecermos suas partes a fim de identificarmos o uso desse rio. Os rios podem servir para várias atividades: lazer, consumo humano, transportes, abastecimento industrial, geração de energia, entre outras ações. Com isso, sabermos os componentes de um rio é fundamental para analisarmos a forma e o uso desse reservatório.
Veja os componentes de um rio e suas respectivas características.
Nascente (cabeceira): local onde o rio nasce, situado sempre em um ponto mais elevado do terreno.
Foz (desembocadura): ponto onde o rio termina, geralmente desaguando no mar, lago ou outro rio.
Curso: caminho que o rio percorre da nascente até a foz.
Leito (canal): faixa de terra, abaixo das áreas vizinhas, por onde o rio corre.
Margens: faixas de terra firme situadas em cada um dos lados do leito do rio.
Rios são essenciais à manutenção da vida.
Tipos de rios
Os rios podem ser classificados de várias formas, pelo tamanho em extensão territorial, pela vazão (quantidade água no curso do rio), ou mesmo pelo tipo de regime hídrico que os alimenta. Vamos analisar essas últimas características, pois a forma como o rio recebe suas águas é fundamental para entendermos de onde ele vem e para onde ele vai, além de ajudar na compreensão dos regimes hídricos e sua utilização enquanto recurso natural.
Quanto aos tipos de rios, podemos classificá-los assim:
Rios nivais: são abastecidos com o degelo da neve, principalmente nas altas altitudes.
Rios glaciais: são abastecidos pelas geleiras e calotas polares, por meio do derretimento natural do gelo, podendo ser encontrados em áreas de frio extremo, como nos polos do planeta.
Rios pluviais: são abastecidos com a água da chuva, sendo os mais comuns pelo mundo.
Rios perenes: são àqueles que nunca secam, que são permanentes mesmo na época da estiagem, como o rio São Francisco.
Rios intermitentes: são aqueles que secam na época da estiagem. São comuns em áreas semiáridas e áridas, como alguns rios do Nordeste brasileiro.
os 7 principais usos da água
1. Usos potáveis
A água para usos potáveis é aquela utilizada no consumo humano. `É essa água que vai suprir as necessidades da população para hidratação, preparo de alimentos, higiene pessoal e limpeza da habitação no seu dia a dia.
2. Usos urbanos
Os usos urbanos vão além dos usos domésticos da água que vimos acima. As cidades consomem água de diversas formas, como em combate a incêndios, sistemas de refrigeração e ar-condicionado, limpeza de veículos, de vias e de prédios, entre outros.
3. Irrigação na agricultura
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a produção agrícola é responsável pelo uso de 70% dos recursos hídricos. Além do alto consumo e desperdício, a agricultura também afeta a qualidade da água e dos solos devido ao uso indiscriminado de agrotóxicos e fertilizantes, colocando em risco os mananciais.
4. Usos industriais
Depois do setor agrícola, as atividades industriais são as que mais utilizam o recurso: são responsáveis por 22% do consumo total de água. O uso nos processos industriais vai desde a incorporação da água nos produtos, como matéria-prima, até a geração de energia e a limpeza e o resfriamento de equipamentos e instalações.
5. Geração de energia
Outra forma bastante utilizada das águas é para geração de energia elétrica por meio das hidrelétricas. No Brasil, a água é a principal fonte de geração de energia, o que corresponde a cerca de 90% de toda a produção. Isso representa uma grande vantagem, já que se trata de uma fonte limpa de energia, ao contrário dos combustíveis derivados do petróleo e do carvão, por exemplo.
6. Finalidades ambientais
A água pode ser empregada também para fins ambientais, como a aplicação em terras alagadas, que são áreas permanente ou periodicamente inundadas por água. Em geral, esses terrenos abrigam uma grande e rica diversidade de ecossistemas, com praias de areia, recifes de coral, nascentes de água doce e prados que dependem do ambiente inundado para subsistir.
7. Recreação
Por último, mas não menos importante, a água também é utilizada como forma de recreação. De modo geral, as práticas de recreação se resumem em esportes, pesca, lazer e turismo. Clubes, piscinas, lagos artificiais e atividades pesqueiras são alguns dos principais exemplos desse uso.
Explicação:
espero ter ajudado
e por favor classifique minha resposta como melhor resposta vai me ajudar muito