História, perguntado por Usuário anônimo, 3 meses atrás

Os retrocessos da Era Vargas, citar todos que forem encontrados e descrever cada um.​

Soluções para a tarefa

Respondido por mgs45
17

Resumo Era Vargas

A Era Vargas teve três fases que vão desde a Segunda República (24/10/1930 a 10/11/1937)  até a Terceira República (10/11/1937  a 21/01/1946). Renuncia em 1945 por pressões militares e volta ao cenário da presidência eleito pelo povo na Quarta República (31/01/1946 a 02/04/1964). Seu suicídio  se deu antes do término desta última em 24/08/1954, pressionado pelo Exército, Congresso Nacional e Impressa, não satisfeitos com seus objetivos políticos. Seu gesto, segundo alguns historiadores,  evitou o Golpe Militar que só aconteceu em 1964.

1ª Fase- Governo Provisório (1930-1934)

O nome já indica que este deveria ser um governo de transição. O objetivo era criar uma Nova Constituinte e novas eleições. Mas Vargas se manteve ardilosamente no poder. Através da Nova Constituição foi eleito para governar até 1938.

2ª Fase- Governo Constitucional (1934-1937)

Vargas cancela eleições de 1938 e aplica um golpe para se manter no poder.

3ª Fase- Estado Novo (1937-1945)

Foi reduzida a liberdade civil da população e implantado o regime ditatorial e a censura. O Congresso Nacional e as Assembleias Estaduais e Câmaras Municipais foram fechadas.

Criou-se o Salário Mínimo e fundou-se a CLT.

Ao decorrer de 1945  é deposto pelos militares.

Retrocessos da Era Vargas

Consideramos aqui que retrocesso é qualquer ato contrário à Democracia. Listamos alguns dos que ocorreram na Era Vargas:

  • Intervenção Direta nas Ações dos Sindicatos. Todo sindicato subordinado ao Ministério do Trabalho era controlado pelo Governo. Era uma cultura antidemocrática e extremamente burocrática.
  • Governou de forma autoritária, criando mecanismos de punição e coerção sobre a população. Foi decretado Estado de Sítio com repressão de todas as manifestações que o governo considerava subversiva. Jornais e revistas foram censurados, foram proibidas greves e paralisações, centenas de pessoas presas e militantes expulsos dos sindicatos. Todos reprimidos pela polícia. Os meios de propaganda em jornais, revistas e televisão eram para defender ações do governo.
  • Ao mesmo tempo em que era considerado “amigo das massas” também era considerado “amigo das elites oligárquicas”. Ou seja: jogava bem dos dois lados políticos.
  • Dissolução (fechamento) do Congresso Nacional, das Câmaras Municipais e Estaduais. Vargas deu golpe de estado instituindo o que se denominou de Estado Novo, fechando o Congresso, cassou mandatos sendo que nessa época foram cassados centenas de deputados, com trabalhos legislativos suspensos por nove anos. Sua alegação era de que o Congresso não produzia nada e ainda criava entraves a todas as iniciativas do governo.
  • Cancelamento das eleições de 1937 e  golpe para se manter no poder.
  • Perseguição política e exercício da ditadura. O DESP (Delegacia Especial de Segurança Política e Social) reprimia politicamente quem não era adepto aos ideais do governo. Recebia denúncias, investigava, prendia e encarcerava qualquer indivíduo denunciado com atividade suspeita, sem nenhuma comprovação do crime. A maior personagem deste evento foi Olga Benário agente da União Soviética no Brasil que foi deportada para a Alemanha e morta em campo de concentração.
  • Abolição da Constituição de 1891. Criou uma Nova Constituição para o Brasil denominada de Constituição Polaca que aumentou seu poder acabando com partidos políticos adversários e criando novos partidos para dar sustentação à sua ditadura.
  • Quando decretou Estado Novo, a maior estratégia de dominação de Vargas  foi a propaganda com a criação do DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda destinada a propagandas nazifascistas. Controlava toda propaganda dos meios de comunicação censurando as que não agradavam ao governo.
  • Criou a CLT - Consolidação das Leis do Trabalho, com objetivo de aproximar-se das massas populares criou a CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas regulamentando relações de trabalho numa forma de reforçar seu poder e aproximar-se do povo.

Veja mais sobre a Era Vargas nas tarefas:

https://brainly.com.br/tarefa/3425590

https://brainly.com.br/tarefa/45895028

https://brainly.com.br/tarefa/23565617

Anexos:
Perguntas interessantes