Ed. Técnica, perguntado por octaviusguitar, 1 ano atrás

Os retificadores monofásicos, como já discutimos, são utilizados em aplicações de baixa potência. Eles convertem sinal de corrente alternada em contínua para pequenas cargas que raramente ultrapassam 5 kW. Para potências mais altas geralmente são empregadas fontes de corrente trifásica - RETIFICADORES TRIFÁSICOS. A Figura-1 ilustra um retificador trifásico controlado.



Com base na Figura-1 avalie as seguintes afirmativas:



l - O ângulo de disparo (α) é o ângulo após o qual o tiristor "dispara", ou, em outras palavras, conduz. Por exemplo, se o ângulo de disparo for de 30 graus, então até 30 graus da onda senoidal na entrada do tiristor não conduzirá, depois disso ele irá conduzir até o ciclo completar, e isso é repetido a cada ciclo.

ll - Os conversores trifásicos proporcionam maior tensão média de saída. Outra vantagem dos conversores trifásicos, é que eles fornecem tensão e corrente com ruído, cuja frequência é maior do que a frequência do ruído no conversor monofásico. Assim, os requisitos de filtragem para suavizar os sinais de corrente e tensão são mais simples no conversor trifásico.

lll - As estruturas dos retificadores trifásicos comuns possuem três ou seis dispositivos semicondutores tais como diodos ou tiristores. Enquanto que os retificadores não controlados são formados apenas por diodos, os controlados são formados por tiristores.

lV - Existem ainda os retificadores semi-controlados, formados por diodos e retificadores. Assim como os monofásicos, os trifásicos podem ser do tipo onda completa ou meia-onda.

Após análise das afirmações, é correto o que se apresenta em:

Escolha uma:
a.
Apenas l, ll e lV.

b.
Apenas lI. Incorreto

c.
Apenas l e lll.

d.
l, ll, lll e lV.

e.
Apenas lll e lV.


jmcardoso: c.
Apenas l e lll. Incorreto
z3c4: l, ll, lll e lV.

Soluções para a tarefa

Respondido por iago398
76
I,II,III,IV ESTAO CORRETAS.
Respondido por ValdineiAmaro
5

Resposta:

A resposta correta é: I, II, III, IV

Explicação:

Corrigido pelo AVA.

Perguntas interessantes