Os responsáveis pelo tráfico
No século XVI, com o aumento da procura por trabalhadores nos engenhos de açúcar do nordeste brasileiro, teve o inicio o comércio de africanos para a américa portuguesa. Esse negocio envolvia pessoas e produtos de vários continentes e é chamado pelos historiadores atuais de tráfico atlântico.
O trafico atlântico durou mais de 300 anos e envolveu europeus de várias nações, africados e mais tarde, mercadores do rio de janeiro, da bahia e de Pernambuco. Muitos desses mercadores, acumularam fortunas com o tráfico.
Do total de africanos entrados no brasil, 25% eram da africa ocidental. Os outros 75% eram da região congo-angolana e da costa leste, Moçambique.
A maioria dos africanos ocidentais entrou pelos portos da Bahia e se concentrou no nordeste.
No século XVIII, com a descoberta do ouro nas minas gerais, parte dos africanos ocidentais foi vendida para as áreas de mineração. E no século XIX com o desenvolvimento da cafeicultura no Rio de Janeiro e São Paulo muitos destes foram trabalhar nos cafezais.
Os africanos, independentemente da região de origem, foram trazidos para trabalhar nas plantações, minas e habitações deste lado atlântico.
No Brasil, os africanos não eram chamados pelo nome de sua etnia, mais sim pelo do porto ou da região onde tinham sido embarcados. Um africano de etnia bacongo, era chamado de cabinda, se esse fosse o nome do porto africano por onde ele tinha embarcado.
Nas fortalezas do litoral africano, homens, mulheres e crianças eram forçados a embarcar em navios conhecidos como navios negreiros. A viagem das praias da africa ocidental para o brasil durava de 30 a 45 dias, conforme o lugar de partida e de chegada. As condições de viagem eram péssimas, a comida era pouca e de má qualidade. Os negreiros iam superlotados. Muitos morriam durante a travessia mas mesmo assim o lucro dos traficantes era grande.
Os africanos chegavam ao litoral brasileiro confusos, cansados e sem saber onde estavam. Nos mercados do Rio de Janeiro, Salvador eram examinados, avaliados e comprados. Um homem adulto valia o dobro de uma mulher e três vezes mais do que uma criança ou um idoso.
Questões:
1) Explique como foi o trafico pelo atlântico.
2) De onde foram trazidos os africanos?
3) Como era realizada a travessia?
Soluções para a tarefa
1)o tráfico negreiro era uma atividade extremamente lucrativa e atendia aos interesses da coroa,portugueskes e colonos.
2)Vieram da Senegâmbia (Guiné),durante o século XVI,angola e congo no século XVII, e da Costa da mina,e Benin durante o século XVIII.
3)o navio que transportava e negociava os escravos se chamava navio negreiro ou navio tumbeiro o nome é derivado de :tumba'pela devida quantidade de escravos que morriam em seus porões.
Bons estudos.
Resposta:
1)O tráfico negreiro foi uma atividade realizada entre os séculos XV ao XIX. Os prisioneiros africanos eram comprados nas regiões litorâneas da África para serem escravizados no continente europeu e no continente americano. Essa migração forçada resultou na chegada de milhões de cativos africanos
2)Dos africanos que entraram no Brasil 25% da África ocidental. Os outros 75% eram da região congo-angolana e da costa leste, Moçambique
3) Os navios que negociavam e transportavam escravos eram chamados de navios negreiros ou navios tumbeiros, nome que é derivado de "tumba", devido à quantidade de escravos que morriam em seus porões. Calcula-se que 20% dos escravos africanos embarcados nos tumbeiros morriam durante a travessia pelo oceano Atlântico.
O tumbeiro poderia ser uma nau, um bergantim, uma corveta, dependendo do desenvolvimento tecnológico da época (o tráfico atlântico de escravos durou quatro séculos e durante esse tempo as técnicas de navegação mudaram muito).