Sociologia, perguntado por orelhamotipecas3284, 11 meses atrás

…] os responsáveis pela deposição de João Goulart foram militares, respaldados por apoio internacional e em parceria com partidos políticos, segmentos e organizações da sociedade civil que se opunham à opção política do presidente e de seus aliados históricos. Foram os grupos conservadores, históricos opositores do trabalhismo e de João Goulart, os responsáveis pela interrupção da experiência democrática brasileira em 1964. Foram eles também que, à frente do governo federal, reproduziram por vinte anos uma prática discricionária, autoritária, arbitrária e excludenteDe acordo com o texto, a deposição de João Goulart deveu-se Aao descontentamento das forças militares, que opuseram-se ao trabalhismo proposto. Bà aproximação do governo brasileiro com o dos EUA para estimular o trabalhismo e o nacionalismo. Càs manifestações de organizações da sociedade civil, que discordavam da política reformista proposta. Dà união de forças nacionais e internacionais que discordavam do projeto político do presidente eleito. Eàs ações discricionárias, arbitrárias e excludentes do governo, que geraram revolta popular e instabilidade política.

#SAS
#VESTIBULAR

Soluções para a tarefa

Respondido por Fernando9100
0

Uma série de fatores internos e externos levaram à insurgência de forças militares e consequente deposição do presidente João Goulart.

No plano interno, as reformas de base, o apoio declarado de grupos de esquerda e a política nacionalista fizeram com que setores conservadores da sociedade apoiassem o golpe militar.

No plano externo, com o contexto da guerra fria e a insatisfação de empresários americanos que se viam afetados pela política nacionalista de Jango, fizeram com que os Estados Unidos apoiassem ativamente o movimento que levou à sua derrocada.

Perguntas interessantes