Os resíduos sólidos hospitalares representam um perigo à saúde e ao meio ambiente, bem como um problemapara os administradores hospitalares. O controle de tratamento desses resíduos é imprescindível devido àpresença de materiais altamente contaminantes e, por vezes, radioativos. No gráfico a seguir é apresentadoo destino final dos resíduos sólidos de saúde (RSS) coletados pelos municípios brasileiros em 2014.Considerando o destino final dos RSS, conforme ilustrado no gráfico, assinale a opção correta.A O tratamento dos RSS por incineração exige mecanismos de controle ambiental das emissões atmosféricas,regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.B O tratamento dos RSS por incineração é o mais utilizado pelos municípios brasileiros, pois reduz o volumede rejeito a ser destinado aos aterros sanitários.C A esterilização dos RSS por autoclave é uma forma de tratamento de baixo custo e mais eficiente que aincineração para tratamento de resíduos radioativos.D A destinação dos RSS para aterros, valas sépticas e lixões representa a segunda opção mais utilizada pelosmunicípios para tratamento desses resíduos, em consonância com a Politica Nacional de Resíduos Sólidos.E O tratamento dos RSS por microondas é adequado para resíduos químicos, os quais podem ser,posteriormente, dispostos em aterros sanitários, sem risco à saúde e ao meio ambiente.
#ENADE
Soluções para a tarefa
a alternativa B) apresenta o destino final dos RSS, conforme ilustrado no gráfico.
Os resíduos sólidos de saúde são resíduos extremamente perigosos, que precisam ser separados e identificados, além de tratados, para só depois serem descartados de forma adequada.
A incineração é o meio de tratamento mais utilizado, por ser barato, reduzir volumes e por diminuir o risco de contaminação.
Os materiais hospitalares são conhecidos justamente pelo risco de contaminação, por exemplo, uma agulha que perfurou alguém com AIDS pode transmitir a doença para outras pessoas.
Espero ter ajudado!
Resposta:
a resposta correta é : A: O tratamento dos RSS por incineração exige mecanismos de controle ambiental das emissões atmosféricas, regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Explicação: