Os relatos do último ato da Guerra de Canudos fazem uso de representações que se perpetuariam na memória construída sobre o conflito. Nesse sentido, cada autor caracterizou a atitude dos sertanejos, respectivamente, como fruto da
a) manipulação e incompetência.
b) ignorância e solidariedade.
c) hesitação e obstinação.
d) bravura e loucura.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra D
Explicação:
A Guerra de Canudos foi a luta de diversos sertanejos pobres que lutavam contra a miséria social e repressão que sofriam nos primeiros anos do período republicano brasileiro. Ferindo os interesses de diversos ruralistas, as forças federalistas dizimaram a comunidade, o que fez o conflito gerar algumas opiniões contrárias. Sobre esse assunto, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra D).
Guerra de Canudos
A comunidade de Canudos foi uma tentativa dos sertanejos pobres, do interior da Bahia, de fugir da miséria social e da repressão que estavam vivenciando. Em razão da alta evasão de trabalhadores para a comunidade, os interesses de ruralistas foram afetados, pois estavam perdendo a mão de obra.
O governo federal defendeu os interesses dos ruralistas, e teve que realizar 4 expedições para acabar com a comunidade de Canudos, pois encontraram uma forte resistência. Esse ato de resistência dos sertanejos dividiu opiniões de autores que escreveram sobre o conflito.
O escritor Euclides da Cunha esteve presente no conflito e imortalizou a luta dos sertanejou na obra "Os Sertões" onde afirmava a bravura dos trabalhadores. Já o militar Henrique Duque-Estrada, descreveu os sertanejos como loucos por não se renderem, em sua obra "A Guerra de Canudos".
Saiba mais sobre "Guerra de Canudos" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/4566178
#SPJ2