História, perguntado por amandags01, 1 ano atrás


( ) Os relatórios que apresentavam a situação da Educação em Pernambuco na Primeira República demonstravam como a situação tinha melhorado o suficiente para nos aproximarmos do que era esperado para uma nação a caminho da Modernidade.

( ) A educação durante a Primeira República foi vista no início da República como um caminho para se chegar à Modernidade e teve os EUA como modelo a ser seguido.

( ) A contribuição do Estado Novo para a educação foi significativa, a exemplo da forma que os professores foram tratados, caso fossem contrários às propostas eficientes de educação que foram propostas por esse regime.

( ) Mesmo a educação sendo um instrumento que pode transmitir elementos ideológicos que favoreçam posturas políticas, o Estado Novo soube dosar essa possibilidade promovendo a reflexão e a discussão de ideias significativas.

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
1
Bom dia!

(F) Os relatórios que apresentavam a situação da Educação em Pernambuco na Primeira República demonstravam como a situação tinha melhorado o suficiente para nos aproximarmos do que era esperado para uma nação a caminho da Modernidade.
Falso. O Brasil teve vários projetos de modernidade, mas acabou se focando apenas na modernização, ou seja, na prática da elite de incorporar tecnologias modernas, mas sem uma modernidade que envolvesse toda a sociedade, principalmente no que tange a educação.

(F) A educação durante a Primeira República foi vista no início da República como um caminho para se chegar à Modernidade e teve os EUA como modelo a ser seguido.
A educação não foi pensada como caminho para a modernidade, e, embora se esboçassem algumas melhorias no setor, ela ainda ficou muito aquém do que pregavam os modernizadores dos EUA.

(F) A contribuição do Estado Novo para a educação foi significativa, a exemplo da forma que os professores foram tratados, caso fossem contrários às propostas eficientes de educação que foram propostas por esse regime.
O Estado Novo atacou diretamente a profissão dos professores, limitando e censurando seu comportamento. Na região, sul por exemplo, o português tornou-se completamente obrigatório, impedindo que os alemães pudessem se comunicar em seu idioma.

(F) Mesmo a educação sendo um instrumento que pode transmitir elementos ideológicos que favoreçam posturas políticas, o Estado Novo soube dosar essa possibilidade promovendo a reflexão e a discussão de ideias significativas.
Como afirmado anteriormente,o Estado Novo limitou a reflexão nas salas de aula.
Perguntas interessantes