Os registros dos terremotos em uma rede de estações sismográficas permitem conhecer as velocidades sísmicas no interiorda Terra e estudar a estrutura, a composição e a evolução atual do nosso planeta. As ondas longitudinais (ondas P) têm maiorvelocidade de propagação que as ondas transversais (ondas S – que não se propagam em meio líquido). Em geral, quantomaior a densidade de uma rocha, maior será a velocidade de propagação das ondas sísmicas.Considerando o texto e o gráfico apresentados, pode-se afirmar queI - o núcleo terrestre é mais denso que o manto terrestre, sendoeste mais denso que a crosta;II - no núcleo externo, a velocidade de propagação das ondas P ébem menor do que a do manto, por ser o núcleo menos denso;III - as ondas S e P se propagam na crosta, no manto e no núcleoterrestre.É(São) correta(s) apenas a(s) afirmação(ões):(A) I.(B) II.(C) III.(D) I e II.(E) II e III.
#ENADE
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra "A".
Isso porque, ao considerar o texto e o gráfico, a comparação entre as ondas longitudinais (ondas P) e as ondas transversais (ondas S), a onde P possui maior velocidade de propagação.
Ondas Sísmicas: Movimentos vibratórios das partículas das rochas que transmitem uma libertação súbita de energia no foco sísmico.
Ondas Longitudinais (Primárias): Propagam-se por meio dos líquidos, sólidos e dos gases, sendo comparada a propagação das ondas sonoras, pois sao por uma série de impulsos alternados de pressão e distensão. Estas se deslocam no sentido paralelo da propagação da onda.
Ondas Transversais (Secundárias): Propagam-se por meio dos sólidos, sendo comparado as ondas luminosas. São mais lentas e provocam mudanças somente no material e não em seu volume. Estas se deslocam no sentido perpendicular da propagação da onda.
Espero ter ajudado.
Resposta:
Apenas a afirmativa I está correta.
Explicação: