Direito, perguntado por isabellara362, 10 meses atrás

Os registros do parto e os atos que dele se seguem devem ser objeto de específico registro pelo hospital ou pelo estabelecimento de saúde em que ocorreu, assim, devem ser criados prontuários individuais e os registros das atividades desenvolvidas, sendo que essas informações:
a. somente poderão ser destruídas com expressa autorização dos pais.
b. devem ser preservadas por, pelo menos, vinte e cinco
c. devem ser preservadas por, pelo menos, dezoito anos.
d. somente poderão ser destruídas com ordem judicial.
e. nunca poderão ser destruídas.

Soluções para a tarefa

Respondido por biancabarbosa97
23

Resposta: Opção correta. Letra C - devem ser preservadas por, pelo menos, dezoito anos.

Explicação: Art. 10. Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a:

I - manter registro das atividades desenvolvidas, através de prontuários individuais, pelo prazo de dezoito anos;

II - identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão plantar e digital e da impressão digital da mãe, sem prejuízo de outras formas normatizadas pela autoridade administrativa competente;

III - proceder a exames visando ao diagnóstico e terapêutica de anormalidades no metabolismo do recém-nascido, bem como prestar orientação aos pais;

IV - fornecer declaração de nascimento onde constem necessariamente as intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato;

V - manter alojamento conjunto, possibilitando ao neonato a permanência junto à mãe.

VI - acompanhar a prática do processo de amamentação, prestando orientações quanto à técnica adequada, enquanto a mãe permanecer na unidade hospitalar, utilizando o corpo técnico já existente. (Incluído pela Lei nº 13.436, de 2017) (Vigência)

Respondido por lirianesf
5

Os registros do parto e os atos que dele se seguem devem ser preservadas por, pelo menos, dezoito anos. Assim, alternativa C.

No direito da Criança e do Adolescente estão assegurados também os direitos da gestante e os deveres dos hospitais e estabelecimentos de saúde. Assim, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA):

Art. 10: Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a:

I - manter registro das atividades desenvolvidas, através de prontuários individuais, pelo prazo de dezoito anos.

O descumprimento dessas obrigações pelos estabelecimentos de saúde podem gerar como consequência a punição pelo crime previsto no artigo 228 do ECA.

Ver mais em: https://brainly.com.br/tarefa/6937417

Anexos:
Perguntas interessantes