Os regimes políticos na Grécia como um todo variavam, pois cada cidade tinha suas tradições, o que chamavam de patrios politeia, “tradições ancestrais”. [...] Algumas características gerais podem ser lembradas. Em geral, havia uma distinção entre o direito divino, aquilo que havia sido estabelecido pela tradição e que “os homens não podiam mudar”, a thêmis (é o caso das regras de caráter social e familiar, como os interditos de incesto) e as leis, chamadas de nomoi, “feita pelos homens”, sobre a vida em sociedade, a comunidade (koinonia).”
FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2007. p. 50-51.
Tendo em vista o contexto histórico da sociedade grega na antiguidade, o texto nos permite concluir que na Grécia Antiga
A
as leis surgiram por meio da mitologia, pois o seu caráter sagrado era por causa da origem vinculada aos deuses do Olimpo.
B
a legislação tinha origem nos interesses da aristocracia, pois se caracterizava por ratificar a diferenciação entre ricos e pobres.
C
havia leis de naturezas diferentes, algumas imutáveis outras passíveis de serem construídas pelos homens por meio do debate.
D
as leis surgiram em uma sociedade com características patriarcais, por isso privilegiavam os homens em detrimento das mulheres.
E
tinha leis divinas, familiares e sociais que regravam a vida em sociedade e contribuíram para a democracia em toda a Grécia Antiga.
Soluções para a tarefa
É correta a alternativa C, já que o texto elenca três tipos diferentes de leis: leis divinas, leis de caráter social e as "leis dos homens", sendo as leis divinas imutáveis, as leis sociais dificilmente modificáveis e as "leis dos homens" (nomoi) as que mais facilmente poderiam ser mudadas pelo debate.
Este costume político dos antigos atenienses até hoje é importante para o funcionamento das sociedades ocidentais, mesmo que as características superficiais destas coisas tenham mudado. Hoje temos uma diferenciação importante entre as leis que são a base da sociedade, as da Constituição, que seriam mais sólidas, os costumes sociais e as leis "ordinárias", ou comuns, que são as que mais facilmente mudam ou são criadas para lidar com novas situações.