Os recursos naturais têm uma importância singular para a manutenção da vida na Terra. Tais recursos podem ser tanto bióticos, quanto abióticos, e formam entre si uma teia de relações, dando origem aos ecossistemas. Toda e qualquer mudança em algum dos elementos do ecossistema é capaz de alterar consideravelmente o equilíbrio do mesmo.
De acordo com sua leitura realizada, analise as assertivas abaixo e assinale a que estiver CORRETA:
a) Pode-se afirmar que recurso natural é, geralmente, sinônimo de riqueza em matérias-primas. No entanto, só o ser humano é capaz de transformar uma riqueza latente em poder de fato.
b) Os recursos naturais podem ser renováveis e não renováveis. Os renováveis são recriados naturalmente, enquanto os nãos renováveis exigem grande esforço humano para que sejam repostos.
c) O petróleo é um exemplo de recurso natural não renovável muito abundante no mundo. As maiores reservas de petróleo são encontradas nos países ricos, como Estados Unidos, Inglaterra e Japão.
d) O carvão mineral é um exemplo de recurso natural não renovável, pois é necessário um processo industrial que transforme a celulose até chegar, finalmente, ao ponto de grafita.
e) Os recursos naturais renováveis existem em quantidades fixas na natureza, e sua recomposição pode levar milhares de anos para se efetivar.
Soluções para a tarefa
Resposta: B
A: Falso. A questão já começa errado afirmando que recurso natural e riqueza de matérias primas são sinônimos, quando na verdade não são.
C: As maiores reservas de petróleo são encontradas no Oriente Médio, e abonos países ricos. Esses, compram o petróleo produzido na região destacada.
D: Não. O processo de transformação do carvão mineral é estritamente natural. Ele já é encontrado assim na natureza devido a condições de pressão e temperatura favoráveis.
E: Falso. A água, por exemplo, é um recurso renovável e seu ciclo é de rápida renovação.
Espero ter ajudado!!
Resposta:
RESPOSTA CORRETA, CORRIGIDA NO AVA:
Pode-se afirmar que recurso natural é, geralmente, sinônimo de riqueza em matérias-primas. No entanto, só o ser humano é capaz de transformar uma riqueza latente em poder de fato.
Explicação: