Os recursos energéticos são o foco dos interesses estatais, gerando disputas geopolíticas desde a primeira Revolução Industrial. O planejamento de uma matriz com mais fontes alternativas é de responsabilidade de nossos governantes, através de incentivos para as fontes que causam menor impacto ao meio ambiente, ou seja, a demanda por energias alternativas é crescente. Energias alternativas são, basicamente, todas e quaisquer fontes de energias que não fazem uso de combustíveis fósseis. Energias alternativas são, basicamente, todas e quaisquer fontes de energias que não fazem uso de combustíveis fósseis. Muitas são as formas de produzir energia, tais como, Oceânica, Biomassa, Hidrelétrica, Hidrogênio, Geotérmica, Solar, Eólica, Nuclear e outras. O gráfico abaixo é uma referência da demanda de produção da matriz energética.
Figura 1: Matriz energética brasileira – anos 2010 e 2011
As fontes são classificadas em renováveis e não renováveis; primárias e secundárias; convencionais e alternativas. Com o avanço do consumo como lógica de expansão capitalista, a demanda por energia tende a crescer em todo o mundo. A partir da análise do gráfico, dos processos de transformação de energia e fontes de energia é correto inferir que:
A) Com cerca de produção de 9,1% em 2020 - a fonte de energia geotérmica se baseia em utilizar o calor do interior terrestre e transformá-lo em eletricidade, ao passo que a nuclear permaneceu em 2,8% entre 2010 e 2020. Tanto na produção de energia Geotérmica quanto a produção de energia nuclear, a variação de temperatura é um diferencial necessário para acionar as turbinas do gerador de energia elétrica.
B) De acordo com a matriz energética brasileira – anos 2010 e 2020-, é possível perceber que a demanda de consumo de combustíveis fósseis teve um aumento de 7,4% devido à
redução de 12,5% na produção de energia potencial elétrica. Nesse sentido, a principal vantagem é a ambiental, visto que as fontes alternativas, em sua grande parte, possuem um impacto ambiental bem menor do que as fontes que utilizam combustíveis fósseis, dado que a combustão libera grande quantidade de CO2 na atmosfera.
C) A energia eólica transforma o vento em eletricidade, é limpa e inesgotável. Sua principal desvantagem é o barulho, enquanto a Solar, gerada a partir da incidência de luz do sol nas células dos painéis fotovoltaicos não polui. No cenário nacional, a demanda por outras fontes de energia não renováveis teve um crescimento de 1,1% entre 2010 e 2020. Isso ocorre porque as fontes renováveis apresentam capacidade de se regenerar em um curto intervalo de tempo. As fontes não renováveis são oriundas de matéria orgânica decomposta por milhões de anos, não havendo tempo hábil para serem formadas para uso humano.
D) De acordo com a matriz energética brasileira – anos 2010 e 2020-, é possível perceber que a demanda de consumo de combustíveis fósseis teve um aumento de 21,8% devido à redução de 12,5% na produção de energia pelas hidrelétricas. Nesse sentido, a principal vantagem é a ambiental, visto que as fontes alternativas primárias, em sua grande parte, possuem um impacto ambiental bem menor do que as fontes que utilizam combustíveis fósseis, poluindo a atmosfera por meio da combustão, que libera grande quantidade de dióxido de carbono.
E) Apesar dos avanços tecnológicos das últimas quatro décadas, proporcionados pela Revolução Técnico-Científico Informacional, o principal recurso da matriz energética é o mesmo desde a Segunda Revolução Industrial (1850) – o petróleo com 37,8% de demanda de consumo, seguido pelo carvão mineral como segunda maior demanda e o gás natural em terceiro com 10,3%. Uma das diferenças entre elas é que a utilização de petróleo e derivados é fonte primária, enquanto o carvão e gás natural são fontes secundárias de energia.
jenniferbelini27:
alguém me ajuda
Soluções para a tarefa
Respondido por
29
Resposta:
letra b
Explicação:
nao sei se tá certo meu professor ainda não corrigiu
Respondido por
26
Resposta: C) A energia eólica transforma o vento em eletricidade, é limpa e inesgotável. Sua principal desvantagem é o barulho, enquanto a Solar, gerada a partir da incidência de luz do sol nas células dos painéis fotovoltaicos não polui. No cenário nacional, a demanda por outras fontes de energia não renováveis teve um crescimento de 1,1% entre 2010 e 2020. Isso ocorre porque as fontes renováveis apresentam capacidade de se regenerar em um curto intervalo de tempo. As fontes não renováveis são oriundas de matéria orgânica decomposta por milhões de anos, não havendo tempo hábil para serem formadas para uso humano.
Explicação: confia na mãe
Perguntas interessantes