Português, perguntado por luaansilvaa66, 10 meses atrás

Os realistas (os naturalistas sobretudo) queriam captar a realidade de forma mais precisa, direta e abrangente do que os românticos. Estes últimos tendiam, não a falar das coisas diretamente, mas a substituí-las por metáforas, elementos comparativos. (Lembre-se de que a metáfora é uma comparação abreviada: com - paração — “seus olhos são brilhantes como sóis”; metá foras —“seus olhos são sóis”, “os sóis do seu rosto”). Os realistas tendiam a evitar o estilo meta - fórico dos românticos. Mas o estilo de Aluísio Azevedo, como também o de certos naturalistas, é bastante metafó rico. Aponte as metáforas e com - parações na descrição seguinte: Jerônimo ficou sozinho no meio da estalagem. A lua, agora inteiramente livre das nuvens que a perseguiam, lá ia caminhando em silêncio na sua viagem misteriosa. As janelas do Miranda fecharam- se. A pedreira, ao longe, por detrás da última parede do cortiço, erguia-se como um monstro iluminado na sua paz. Uma quietação densa pairava já sobre tudo; só se distinguiam o bruxulear dos pirilampos na sombra das hortas e dos jardins, e os murmúrios das árvores que sonhavam. Me ajudem por favor

Soluções para a tarefa

Respondido por yaukito
5

Jerônimo ficou sozinho no meio da estalagem.

A lua, agora inteiramente livre das nuvens que a perseguiam, lá ia caminhando em silêncio na sua viagem misteriosa. (Metáfora)

As janelas do Miranda fecharam- se.

A pedreira, ao longe, por detrás da última parede do cortiço, erguia-se como um monstro iluminado na sua paz. (Comparação)

Uma quietação densa pairava já sobre tudo; só se distinguiam o bruxulear dos pirilampos na sombra das hortas e dos jardins, e os murmúrios das árvores que sonhavam. (Metafora

Respondido por celog
0

A presença de metáforas e comparações se dá da seguinte maneira:

  1. Metáfora: nas ideias "Lua / livre", "nuvens / perseguiam", "quietação / densa", "árvores / murmúrios" "árvores / sonhavam"
  2. Comparação identificada pelo conectivo "como"

Elementos comparativos

As metáforas e comparações se distinguem na maneira como são ditas.

  • A comparação sempre usa de um conectivo que explicita a comparação: "como", "tal qual", etc.
  • As metáforas se valem de uma comparação subentendida, sem deixar claro que é uma comparação, para atiçar a imaginação.

No trecho "A pedreira [...] erguia-se como um monstro iluminado[...]" identificamos que se trata de comparação por causa do conectivo.

Aprenda mais sobre Metáfora e Comparação em: https://brainly.com.br/tarefa/35630154

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes