Português, perguntado por henrickcarlos3, 7 meses atrás

Os ratos são nossos, as soluções têm que ser nossas. Por que botar todo mundo a par das nossas mazelas? Das nossas deficiências? Devíamos só mostrar o lado positivo não apenas da sociedade mas da nossa família. De nós mesmos acrescentou apontando para o pé em cima da almofada.Considerando o trecho acima, extraído do conto Seminário dos ratos, e a leitura do livro homônimo, de Lygia Fagundes Telles, identifique a alternativa verdadeira. *
3 pontos
a) Os contos de Seminário dos ratos, como toda a obra de Lygia Fagundes Telles, representam a tendência literária predominante no Brasil no período da ditadura militar, identificada como literatura-verdade, ou literatura-reportagem.o 1
b) O trecho citado exemplifica o conservadorismo da visão de mundo de Lygia Fagundes Telles, também presente no conto Senhor diretor, em que uma professora denuncia a liberdade excessiva com que o cinema e a televisão passaram a representar a sexualidade.
c) O trecho citado deve ser interpretado de forma irônica, pois é um rato quem condena a transparência no trato dos problemas sociais e familiares, ou seja, o conto opera uma inversão total de valores.
d) Ao lado de Guimarães Rosa e de Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles é responsável pela continuidade de uma tradição literária marcada pelo engajamento dos escritores em projetos literários voltados à denúncia das mazelas e deficiências da sociedade brasileira.
e) O conto citado, bem como a narrativa A mão no ombro em que um homem sonha com sua própria morte , exemplifica uma característica recorrente em Seminário dos ratos: a presença de elementos insólitos nos enredos, às vezes aproximando-se da literatura fantástica.

Soluções para a tarefa

Respondido por juliellenluizcunha
3

A alternativa correta em relação ao livro "Seminário dos Ratos" de Lygia Fagundes Telles é a letra E: "O conto citado, bem como a narrativa A mão no ombro em que um homem sonha com sua própria morte , exemplifica uma característica recorrente em Seminário dos ratos: a presença de elementos insólitos nos enredos, às vezes aproximando-se da literatura fantástica."

Lygia Fagundes Telles foi uma escritora brasileira da segunda metade do século XX, considerada uma das principais figuras da literatura da língua portuguesa. A obra "Seminário dos Ratos" foi publicada na década de 70, durante o regime militar. A sua narrativa se aproxima de "A Mão no Ombro" pela presença de elementos fantasiosos.

Esse conto apresenta elementos insólitos, ou seja, incomuns e que se aproximam da literatura fantástica, pois os animais são protagonistas e apresentam características humanas. Por meio desse livro, Lygia denunciava as corrupções e absurdos da ditadura militar. Dessa forma, a linguagem irônica e fantasiosa é uma forma de criticar o regime militar.

Espero ter ajudado, bons estudos!

Perguntas interessantes