Português, perguntado por djonatanconpagnonida, 9 meses atrás

os radicais e sufixos da palavra interessantes​

Soluções para a tarefa

Respondido por pq909155
4

Resposta:

Prefixos são elementos usados na formação de palavras pelo processo de derivação. Os prefixos são morfemas que se colocam antes dos radicais basicamente a fim de modificar-lhes o sentido e raramente produzem mudanças na classe gramatical da palavra primitiva.

O Prefixo vem antes da palavra.

Os prefixos utilizados na Língua Portuguesa provieram do latim e do grego, línguas em que funcionavam comopreposições ou advérbios, isto é, como vocábulos autônomos. Por essa razão, os prefixos têm significação precisa eexprimem, em regra, circunstâncias de lugar, modo, tempo, etc. Grande parte das palavras de nossa língua é formada apartir da utilização de um prefixo associado a outra palavra. Em muitos desses casos, é de rigor o emprego do hífen,seja para preservar a acentuação própria (tônica) do prefixo ou sua evidência semântica, seja para evitar pronúnciaincorreta do vocábulo derivado.

Ex: DESleal / prefixo=des

Obs: o que sobra é o radical da palavra. No caso de DESleal o radical é leal.

Sufixos

Em gramática, sufixo é um afixo que se adiciona ao final de um morfema ou palavra. Opõe-se a prefixo. O sufixo é o responsável pela criação de outras palavras, as chamadas palavras derivadas.

Radical

Radical é a estrutura básica da palavra. A parte que contém o significado. Ex: CANTar, LIVRo, LIVReiro.

Prefixo, Sufixos e Radicais = Palavras

Significado das palavras através dos elementos mórficos

Pode-se identificar o significado de algumas palavras através de seus elementos estruturadores. Assim, o conhecimento de palavras cognatas auxilia não só na delimitação dos elementos mórficos, mas também na descoberta do significado de um vocábulo desconhecido.

Explicação:

Por exemplo: se adicionamos o sufixo -eiro (formador de substantivo) à palavra primitiva pedra, originaremos a palavra derivada pedreiro.

O Sufixo vem depois da palavra.

Ex: lealDADE / sufixo= dade

Obs: o que sobra é o radical da palavra. No caso de lealDADE o radical é leal.

Os sufixos e prefixos servem para mudar o sentido da palavra .

Ex:

Próprio = serve

IMpróprio= não serve

igualDADE= parecido

DESigual= não parecido

Perguntas interessantes