Os radares controladores de velocidades instalados em estradas e avenidas do Brasil afora colhem amostras da velocidade escalar instantânea dos veículos por meio de uma incidência e reflexão praticamente instantâneas de ondas eletromagnéticas na faixa das radiofrequências. Como os motoristas devem apresentar velocidade adequada não apenas no momento da passagem diante do radar, mas, sim, durante todo o percurso, estão em testes atualmente na cidade de São Paulo sistemas de radares detectores de velocidade escalar média. Em uma extensão monitorada de 2,5 km em que a velocidade escalar média máxima permitida é de 60 km/h, qual o mínimo intervalo de tempo disponível ao percurso de um veículo para que não seja caracterizada uma infração de trânsito registrada pelo sistema de radares? a)1,0 min b)1,5 min c)2,0 min d)2,5 min e)3,0 min
Soluções para a tarefa
Resposta:
2.5 minutos
Explicação:
O intervalo de tempo disponível ao percurso de um veículo para não ser caracterizada uma infração de trânsito é igual a 2,50 minutos. Portanto, a alternativa correta é a letra D.
Velocidade média
A velocidade média é dada pelo quociente entre a variação de deslocamento pela variação de tempo:
vm = ΔS/Δt
Sendo:
- vm = velocidade média
- ΔS = variação de deslocamento
- Δt = variação de tempo
O enunciado da questão afirma que velocidade média no trecho monitorado é igual a 60 km/h e a extensão é de 2,50 km. O tempo que máxima para motorista cumprir o trajeto sem ser multado é igual a:
vm = ΔS/Δt => Δt = ΔS/vm
Δt = 2,50 km/(60 km/h)
Δt = 1/24 h
Convertendo Δt de horas para minutos, temos:
1/24 h . 60 min/h = 60/24 min = 2,50 min
Continue estudando mais sobre a cinemática em:
brainly.com.br/tarefa/10508040