Os Quatro Pilares para a Educação do Século XXI sugerem uma ampla modificação nos objetivos para a aprendizagem escolar, em frentes específicas do aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. É correto afirmar que os objetivos de aprendizagem propostos por estes pilares visam
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os quatro pilares de uma educação para o século XXI e suas implicações na prática pedagógica
Zuleide Blanco Rodrigues*
O livro Educação: um Tesouro a Descobrir, sob a coordenação de Jacques Delors, aborda de forma bastante didática e com muita propriedade os quatro pilares de uma educação para o século XXI, associando-os e identificando-os com algumas máximas da Pedagogia prospectiva, e subsidia o trabalho de pessoas comprometidas a buscar uma educação de qualidade. Diz o texto na página 89: “À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permite navegar através dele”.
Segundo Delors, a prática pedagógica deve preocupar-se em desenvolver quatro aprendizagens fundamentais, que serão para cada indivíduo os pilares do conhecimento: aprender a conhecer indica o interesse, a abertura para o conhecimento, que verdadeiramente liberta da ignorância; aprender a fazer mostra a coragem de executar, de correr riscos, de errar mesmo na busca de acertar; aprender a conviver traz o desafio da convivência que apresenta o respeito a todos e o exercício de fraternidade como caminho do entendimento; e, finalmente, aprender a ser, que, talvez, seja o mais importante por explicitar o papel do cidadão e o objetivo de viver.
Resposta:
A. desenvolver e capacitar os alunos a perceberem a interdependência entre as diversas formas de vida no Planeta, promovendo a cooperação harmônica entre elas, para a edificação de uma cultura de diálogo, paz e sustentabilidade.
Explicação:
Os Quatro Pilares propõem objetivos de aprendizagem que favorecem a edificação de uma sociedade global justa, solidária, pacífica e autossustentável. Para alcançar esse fim, a memorização dos conhecimentos históricos da humanidade é insuficiente. É necessário promover a vontade e satisfação pelo estudo durante toda a vida, oferecendo situações de autodesenvolvimento e autoconhecimento. O trabalho interdisciplinar é indicado e valorizado, com o propósito de transformar o conhecimento adquirido em ações positivas para si e para a sociedade, valorizando a pluralidade cultural como condição natural e permanente do ser humano.