Os pulmões são órgãos fundamentais da respiração e estão dispostos um de cada lado do tórax, separados pelo coração e outras estruturas do mediastino. Além disso, cada pulmão tem um formato cônico e apresenta um ápice, uma base, três margens e duas superfícies.
De superficial para profundo, qual é a ordem das cinco estruturas seguintes:
(1) pleura parietal.
(2) pleura visceral.
(3) cavidade pleural.
(4) pulmão.
(5) parede da cavidade torácica.
Assinale a alternativa correta:
5,1,2,4,3.
5,3,1,2,4.
5,2,3,1,4.
4,2,3,1,5.
(5,1,3,2,4. resposta correta é essa)
Soluções para a tarefa
Resposta:
A ordem correta e a (5,1,2,4,3)
primeira a parede da cavidade torácica
segunda pleura Pariental
terceira pleura Visceral
quarta Pulmão
quinta cavidade pleural
Explicação:
Os pulmões são duas estruturas esponjosas que apresentam esse aspecto em virtude da presença de pequenas bolsas que se assemelham a favos de uma colmeia: são os chamados alvéolos pulmonares. Estima-se que nos pulmões existam, em média, 300 milhões de alvéolos. Eles apresentam uma vasta rede de capilares, o que constitui o local ideal para a realização das trocas gasosas.
Ao redor das estruturas esponjosas, observa-se a presença de uma membrana chamada de pleura. Essa membrana reveste internamente a cavidade torácica e externamente os pulmões, recebendo o nome de pleura parietal e pleura visceral, respectivamente. Vale destacar que uma pleura mantém continuidade com a outra.
Entre a pleura parietal e a pleura visceral existe um espaço que apresenta um líquido. Esse líquido garante o deslizamento de uma pleura sobre a outra no momento em que o pulmão enche-se e libera o ar nos movimentos respiratórios.
espero ter ajudado '-'