Os protozoários de água doce, por serem hipertônicos em relação ao meio externo, recebem influxo constante de água por osmose, para não "explodir" possuem vacúolos pulsáteis, responsáveis pela eliminação do excesso de água. Os protozoários de água salgada raramente possuem vacúolos pulsáteis, uma vez que, são isotônicos em relação ao meio externo, e, portanto, não apresentam problemas em sua regulação osmótica. Um protozoário de água salgada transferido para água destilada deve "explodir" pela entrada excessiva de água por osmose.
Pergunta:
Por que entrará tanta água?
Soluções para a tarefa
Explicação:
Protozoários de água doce possuem o citoplasma hipertônico quando comparado ao meio externo. Isso causa uma entrada contínua de água para o interior do seu corpo. Para contornar o problema, eles possuem os chamados vacúolos pulsáteis, que eliminam de tempos em tempos a água em excesso em seu corpo, por o protozoário de água salgada quase não possuir vacúolo a água entra em excesso.
Resposta:
Explicação:
O protozoario de agua salgada possui em seu interior uma concentraçao maior de sais do que um de agua doce, isso ocorre devido ao processo de seleçao natural q permitiu que somente indivíduos com alta concentraçao de sais no corpo sobrevivessem ao meio de agua salgada.
Somado a isso, existe o processo de osmose que se define como o deslocamento de agua do ambiente hipotonico ao hipertonico, ou seja, as substancias como os sais do protozoario de agua salgada retem a agua do ambiente dentro do organismo para equilibrar o gradiente de concentraçao entre o seu interior e o meio hipotonico (menor concentraçao), tornando-se isotonico em relaçao ao meio!
Detalhe: a agua destilada possui uma concentraçao de sais muitissimo baixa.