Os projetos são realidades em nossas vidas e gerenciá-los representa planejar a execução, de modo a diminuir as incertezas. No entanto, por mais que seja comum em nossos cotidianos, a definição de projetos ainda é confusa para muitas pessoas.
OSHITA, Marcela Gimenes Bera. Gestão de Projetos. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2019.
Tomando o texto acima por referência, analise as afirmações a seguir:
I - Os projetos utilizam recursos escassos, com o intuito de criar um produto ou serviço e, para isso, ocorrem por tempo indeterminado, até que sejam alcançados os objetivos propostos.
II - Os projetos ocorrem a todo o momento nas organizações. Cada projeto ocorre com tamanhos, impactos e riscos diferentes, sendo necessário dividi-los por diferentes níveis de hierarquia.
III - Os projetos não acontecem inadvertidamente nas organizações, pois eles possuem as características de criar um produto, serviço ou resultado único, utilizando recursos escassos, por um período predeterminado de tempo.
Com base nas afirmações, é correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
III, somente.
Alternativa 2:
I e II, somente.
Alternativa 3:
I e III, somente.
Alternativa 4:
II e III, somente.
Alternativa 5:
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Alternativa 4.
Porque os projetos possuem prazos predeterminados para serem concluídos. Na prática, isso quer dizer que o tempo do projeto varia de acordo com a necessidade de cada cliente.
Para você entender melhor.
Dentre as principais características dos projetos, podemos destacar:
a aprovação do projeto deve ser autorizada pelas pessoas responsáveis - seja pelo CEO da empresa ou pelo gerente de um departamento específico;
são realizados com recursos próprios ou de terceiros - os recursos próprios fazem referência ao capital da própria empresa; os recursos de terceiros fazem referência ao capital dos patrocinadores e parceiros de negócios;
possuem prazos definidos - normalmente, estes prazos são definidos em dias, meses ou anos;
devem entregar resultados únicos - nessa lógica, os projetos são realizados para sanar uma necessidade específica do cliente ou da própria organização;
são particulares de cada organização - as empresas atuam em várias áreas, o que contribui para que os projetos sejam particulares de cada empresa. Exemplos: projetos de assessoria empresarial focada em gestão de negócios, projetos de arquitetura.
Espero ter contribuído!
Resposta:
CORRETA a CORRETA: Alternativa 4: II e III, somente.
Explicação: