Pedagogia, perguntado por amandabia12, 11 meses atrás

Os profissionais da educação não devem deixar seus alunos envolverem pedaços da sua vida social com a vida escolar porque acaba prejudicando toda a aprendizagem do educando. Vc como profissional concorda ? Você trabalharia dessa forma com seus alunos ?

Soluções para a tarefa

Respondido por Rosiiane
2
Discordo completamente. Os alunos são seres históricos, eles tem uma vida fora dos muros das instituições de ensino, e esta influencia sobremaneira em sua vida escolar. O ambiente em que vive e se desenvolve fora da escola reflete no seu aprendizado, no tipo de aluno que a criança é dentro da sala de aula. Assim sendo é de fundamental importância que o professor faça essa aproximação e conheça mais sobre a vida social de seus alunos, de modo que ele possa desenvolver seu trabalho voltado para o público que atende. Para exemplificar, imagine um aluno que tem dificuldade de aprendizado. É preciso que o professor, a equipe pedagógica, faça uma investigação para saber o motivo dessa dificuldade e isso inclui saber como é a convivência da criança em seu espaço familiar: se é um espaço saudável, com pais/familiares presentes, ou se vem de uma família desestruturada, etc. Da mesma forma um aluno que sempre teve um bom desempenho escolar e começa a apresentar baixo rendimento faz com que seja necessário conhecer mais sobre o seu convívio familiar, a sua vida social, a vida fora da escola, para buscar meios de trabalhar o problema apresentado. 
Como profissional certamente eu buscaria conhecer mais a realidade de meus alunos de modo que eu pudesse aproximar os conteúdos curriculares trabalhados à realidade dos mesmos. A prática pedagógica alheia à realidade do aluno, da comunidade escolar como um todo, se torna sem sentido.


Perguntas interessantes