Os profissionais assistentes sociais brasileiros, através de pesquisas, estudos e debates concluíram que precisavam mudar sua postura e metodologia de trabalho, ainda nos anos 60, mas estavam olhando para além das fronteiras brasileiras também. Nesse contexto os eventos e movimentos que estavam acontecendo na América Latina influenciaram as decisões e encaminhamentos no Brasil? Como essa influência foi percebida e sentida na profissão brasileira?
Soluções para a tarefa
Na década de 1960 o Brasil iniciava uma ditadura militar. É importante ressaltar que os direitos sociais surgiram durante o segundo governo Vargas como forma de garantir serviços à população, porém estes estavam restritos à população de trabalhadores formais.
A maior parte da população não possuía acesso aos serviços essenciais, com uma massa de miseráveis que precisavam de auxílio. Ainda, outros países da América Latina passavam por ditaduras, sendo os assistentes sociais uma classe que se pôs contra os abusos dos regimes.
Resposta:
Podemos afirmar que os eventos e movimentos que estavam acontecendo na América influenciaram nas decisões do Brasil, porém os modelos importados não se enquadrava na realidade brasileira e fizeram que o serviço social fosse assistencial, caritativo, missionário e beneficente.
Explicação:
pagina 161 livro
fundamentos históricos e teóricos-metodológicos do serviço social II