Os professores devem estudar e se apropriar dessas tendências, que servem de apoio para a sua prática pedagógica. Não se deve usar uma delas de forma isolada em toda a sua docência. Mas, deve-se procurar analisar cada uma e ver a que melhor convém ao seu desempenho acadêmico, com maior eficiência e qualidade de atuação. De acordo com cada nova situação que surge, usa-se a tendência mais adequada. E observa-se que hoje, na prática docente, há uma mistura dessas tendências.
Considerando a vertente progressista das tendências pedagógicas, libertária, libertadora, histórico-crítica ou crítico social dos conteúdos, analise as afirmativas abaixo:
I - As tendências progressistas, libertária, libertadora e histórico-crítica (crítico social dos conteúdos), expuseram o caráter ideológico da educação escolar e a necessidade de superação do capitalismo.
II - A pedagogia libertadora foi criada por Paulo Freire e tinha por objetivo a conscientização da classe trabalhadora de sua condição de oprimida por meio de uso de temas geradores.
III - A pedagogia histórico-crítica, por meio do processo de ensino e de aprendizagem, deve assumir o seu papel e sua responsabilidade em oferecer aos educandos ferramentas para que se tornem sujeitos críticos.
IV - A pedagogia histórico-crítica visa trabalhar o saber sistematizado transformando-o em saber significativo de modo que, no processo de transmissão e assimilação, o aluno seja capaz de realizar conexões relevantes entre as diversas disciplinas e a realidade contextual à qual faz parte.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II, III, apenas.
Alternativa 2:
I, II, IV, apenas.
Alternativa 3:
I, III, IV, apenas.
Alternativa 4:
II, III, IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Alternativa 4:
II, III, IV, apenas.
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Ed. Física,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
História,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás