Os produtos orgânicos, prática de cultivo no âmbito da agroecologia, são oriundos de uma específica cadeia produtiva de alimentos e são alvos da ação governamental, dadas as necessidades básicas da população quanto à qualidade alimentar e a preservação ambiental. O desenvolvimento da agricultura orgânica demanda níveis mais altos de apoio do Estado do que a agricultura convencional, principalmente no que diz respeito ao apoio a pesquisa e ao trabalho de extensão, bem como uma maior conscientização dos consumidores sobre a importância destes produtos.
Soluções para a tarefa
De fato o desenvolvimento da agricultura orgânica demanda maior incentivo do Estado, visto que ela é mais cara e possui menor eficiência produtiva, o que a inviabiliza em larga escala porque eleva demais os custos.
Isso prejudica principalmente as pessoas mais pobres, de modo que nossa agricultura moderna atual torna os alimentos mais baratos. É preciso que a agricultura orgânica ganhe escala e mais produtores para que os preços caiam. Também é preciso buscar o aumento de sua produtividade.
Abraços!
Resposta:
I. Fortalece a organização dos produtores e, consequentemente, o fornecimento aos mercados locais (pequeno e grande varejo).
II. Viabiliza a pequena produção orgânica que não tem condições de acessar mercados voltados para outras exigências específicas.
III. Permite a conscientização do produtor na aplicação correta dos insumos ao saber o destino dos seus produtos e favorece a transição agroecológica.
Explicação: As tres alternativas estão corretas..
livro cadeias produtivas de café e de produtos organicos..
pagina 71