Os processos psicológicos podem ser entendidos como etapas ou mecanismos que ocorrem em um indivíduo e produzem mudanças em seu comportamento, pensamento ou emoção. Em geral, são divididos em processos básicos (incluindo sensação, percepção, atenção e emoção) e superiores (incluindo abstração, pensamento e linguagem).
Entre os processos psicológicos básicos, destaca-se a importância da sensação e da percepção na interação das pessoas com as situações que vivem. Pensando nisso, analise a seguinte situação:
Considerando a situação mencionada e os conceitos de sensação e percepção, responda:
a) Em qual momento da situação descrita é possível identificar o fenômeno da sensação? Explique brevemente o que caracteriza esse processo e qual característica definidora tornou possível a sua identificação nesse caso.
b) Em qual momento da situação é possível identificar o fenômeno da percepção? Explique o que caracteriza a percepção e como é possível identificá-la na situação descrita.
Soluções para a tarefa
Resposta:
b) em qual momento da situação é possível identificar o fenômeno da percepção? explique o qie caracteriza a percepção e com é possível identificá)la na situação descrita.
Resposta:
a) É possível identificar o processo de sensação no momento em que Júlio ouve (sentido: audição) o sinal que marca o fim do expediente. A sensação envolve a detecção de estímulos oriundos do ambiente por meio dos cinco sentidos, sendo o primeiro contato do organismo com o meio. Em um primeiro momento, Júlio ainda não atribui um sentido a esse sinal. Isso é feito posteriormente, por meio da percepção.
b) É possível identificar a percepção no momento em que Júlio atribui um sentido ao estímulo do ambiente. Isso fica evidente quando ele passa a se considerar inútil e a denegrir a sua imagem pessoal (percepção de si mesmo) a partir da interpretação que faz daquele estímulo sensorial. Com o relato é possível supor que o metalúrgico relaciona o sinal de fim de expediente com o fato de não ter concluído o seu trabalho (como antes conseguia), e essa combinação de fatores faz com que ele interprete a situação de uma forma que resulte em uma sensação de inutilidade
Explicação:
a)A sensação envolve puramente a audição daquele estímulo (sinal que marca o fim do expediente). Foi possível identificá-la justamente no momento em que, na descrição, é mencionada a escuta de Júlio desse estímulo.
b) A percepção engloba a organização e a interpretação de um estímulo sensorial. Isso ocorre de uma forma um pouco mais complexa que a sensação, embora as duas estejam muito relacionadas. A sensação e a percepção têm as suas diferenças teóricas, porém, na prática, elas ocorrem de maneira muito combinada. Por isso, muitas vezes são confundidas.