Pedagogia, perguntado por goncalvesnovaisdasil, 9 meses atrás

Os processos educativos podem acontecer em qualquer lugar, podendo ser em espaços formais ou não formais. Faça uma reflexão
crítico-dissertativa, demonstrando a importância na vida da criança, da educação não formal desenvolvida por meio de Organizações não governamentais (ONGs) e de espaços de ensino-aprendizagem como escolas de esporte, música, dança, profissões, mantidos por instituições religiosas, sociais, diferentes daquelas que são governamentais.

Soluções para a tarefa

Respondido por marisa2677
19

Resposta:

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

A importância, na vida da criança, da educação não formal é enorme. O ser humano é multifacetado e complexo e, como tal, capaz de se desenvolver em variados ambientes. Os espaços de educação não formal mostram-se necessários, uma vez que ajudam os indivíduos a desenvolverem habilidades e competências sociais, culturais, científicas, entre outras, sem demandarem processos de resultados formais. Espaços como os disponibilizados por ONGs, Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs), escolas de esportes, dança, música etc. propiciam à criança e ao adolescente aprender conteúdos que o acompanharão ao longo da sua vida, além de construírem mecanismos de inclusão social, bom relacionamento, convivência em grupo, obediência a regras, aprendizado de línguas, profissões, autoconhecimento, respeito ao próximo, entre outros. Nas esferas sociais mais bem servidas economicamente, as crianças frequentam tais ambientes de educação não formal, para se desenvolverem completamente, aprenderem diversas coisas, construírem conhecimentos de mundo etc. Já nas camadas sociais menos favorecidas, esses ambientes cumprem, além do papel educativo, uma função social importantíssima, que é o empoderamento dos indivíduos na luta contra as desigualdades, ou seja, busca-se ensinar, mais do que conteúdos e conhecimentos, a autonomia e a consciência de busca do crescimento e inclusão social. Dessa forma, é imprescindível que, cada vez mais, haja oportunidades de participação e envolvimento da criança e dos adolescentes nesses espaços que, apesar de não formais, são propícios à construção da educação.

Explicação:

Perguntas interessantes