Os processos de seleção sempre causam certa apreensão nas pessoas, pois representam a elas uma forma de teste, não somente sobre seus conhecimentos, mas também acerca de suas habilidades e atitudes. Nesse contexto, ao se preparar para uma entrevista, é sempre bom atualizar seus conhecimentos, principalmente sobre assuntos relacionados ao contexto do trabalho, como você verá agora, neste Desafio. Para tanto, imagine o seguinte cenário: Descrição da imagem não disponível Após longa sessão de perguntas, o Diretor de RH da empresa questionou a sua opinião sobre o papel dos sindicatos na vida dos trabalhadores. Diante disso, qual seria a sua resposta?
Soluções para a tarefa
Os sindicatos exercem um papel importante na vida de alguns trabalhadores, principalmente por causa da sua atuação direta na garantia e proteção de direitos destes profissionais. Ou seja, eles atuam de forma coletiva para representar e orientar os trabalhadores em suas questões trabalhistas.
Quais são as principais funções dos sindicatos trabalhistas?
Os sindicatos possuem diversas funções, mas as principais são:
- Participar e negociar em acordos coletivos
- Prestar apoio e suporte aos participantes em questões trabalhistas e judiciais
- Representar determinada classe profissional
- Debater em conjunto melhorias para atuação dos profissionais
De acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) os sindicatos podem atuar em diferentes esferas, isto é, podem ser municipais, estaduais e outros.
Saiba mais sobre sindicato:
brainly.com.br/tarefa/20345702
#SPJ4
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Os sindicatos têm papel fundamental na defesa dos interesses e direitos dos trabalhadores, bem como na conquista e na ampliação de novos direitos individuais e coletivos. Além disso, os sindicatos devem acompanhar a implementação e a manutenção desses direitos, pois um direito trabalhista, após conquistado, precisa ser implementado, o que muitas vezes não acontece. Nesse sentido, o papel dos sindicatos é fundamental, já que eles também atuam para garantir que os direitos sejam cumpridos.
Explicação: