Os processos de recompensar as pessoas constituem os elementos fundamentais para o incentivo e a motivação dos funcionários, tendo em vista, de um lado, os objetivos organizacionais a serem alcançados e, de outro, os objetivos individuais a serem satisfeitos. Assim, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação ao processo de recompensar pessoas nas organizações. ( ) A recompensa é o elemento fundamental na condução das pessoas em termos de retribuição, retroação ou reconhecimento do seu desempenho na organização. ( ) Algumas organizações ainda utilizam processos fixos e rígidos, genéricos e padronizados, tradicionais e ultrapassados, enquanto outras laçam mão de processos flexíveis, mais avançados e sofisticados para incentivar e motivar as pessoas que nelas trabalham. ( ) Na abordagem tradicional de recompensa obedece esquemas flexíveis , atende a processos personalizados em uma política de adequação às diferenças individuais entre as pessoas e seus desempenhos. ( ) Os organizações desenvolvem sistemas de recompensa capazes de provocar impacto direto na capacidade de atrair, reter e motivar os funcionários.
. V, V, F, V.--correta
Soluções para a tarefa
Olá,
- (verdadeiro) A recompensa significa uma retribuição, prêmio ou reconhecimento pelos serviços de alguém e é fundamental para o incentivo e a motivação dos funcionários de uma organização.
- (verdadeiro) Vivemos em constantes transformações: a humanidade sofre diariamente mudanças nos aspectos legais, econômicos, sociais e organizacionais e a economia global muda, as pessoas mudam, as empresas também mudam.
- (falso) Os sistemas de recompensa tradicionais são: inflexíveis com tratamento padronizado; visão limitada da realidade em seus procedimentos e normas; estrutura burocrática, lenta e crítica e com dificuldades na convergência dos esforços para objetivos comuns.
- (verdadeiro) Recompensas motivam comportamentos produtivos ao mesmo tempo em que satisfazem as necessidades e o sentimento de justiça dos empregados.