Geografia, perguntado por Edvânia2017, 1 ano atrás

os problemas sociais do continente africano são resultantes de:

Soluções para a tarefa

Respondido por contatobeduino
1
Da colonização e partilhamento da África, gerando conflitos étnicos e gerras civís, contando ainda, com a má distribuição de renda, que bem como já dito, reflexo da colonização desenfreada e descolonização sem que houvesse quaisquer políticas de reparação. Simplesmente alguns países tiveram suas liberdades atingidas, mas sem que houvesse quaisquer ajuda dos seus colonizadores.
Os problemas sociais que acabaram se acentuando na África devido à sua colonização partem desde a fome, à poluição, doenças (HIV é a mais grave), Problemas de infraestruturas diversas, e analfabetismo.
Não é preciso irmos longe para encontrarmos um caso semelhante em face a colonização - o Brasil.
Não vivemos em meio a gerras civis, mas temos má distribuição de renda e conflitos étnicos herdados através de um pensamento de haver uma "povo" superior por suas características físicas e a exploração de mão de obra escrava e/ou barata ou desqualificada, culminando, também, aos altos índices de analfabetismo, bem como falta de infraestrutura adequada para que possamos escoar nossa produção.
Na África, também vale ressaltar que os problemas também têm resultados em causas naturais, que são o clima seco, quente, solo improdutivo e carência de água em boa parte do continente, já que há partes que sofrem com inundações.
Sobre as guerras civis, essas dificultam a distribuição de alimentos pelo continente, bem como o desenvolvimento da agroeconomia. O que resulta na acentuação da desigualdade social, pois somente os mais ricos acabam tendo acesso aos serviços básicos: educação, alimentos, saúde, segurança...
Perguntas interessantes