Os problemas no processo de comunicação e o desconhecimento da língua como organismo vivo acarretam inúmeros problemas em nossas práticas, desde as mais banais até as mais sofisticadas. FASCINA, Diego L. M. Linguagem, comunicação e interação. Formação Sociocultural e Ética I. Unicesumar: Maringá, 2021. A partir dessa ideia, analise as asserções que seguem e a relação entre elas. I. A língua é o meio de comunicação mais comum utilizado por todos os falantes de qualquer região do mundo. Muito mais do que isso, ela é, também, um objeto de poder. PORQUE II. Extrínseca da realidade, a língua é um instrumento de representação do mundo, pois compõe os atos comunicativos e o poder da linguagem. Sobre essas asserções, é correto afirmar que:
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa 3
Explicação:
"Extrínseca da realidade" é o contrário de "constitutiva da realidade". I Verdadeiro e II Falsa.
Sobre a língua e linguagem, as afirmações são, respectivamente:
- Afirmação I verdadeira e afirmação II é falsa.
A língua é o sistema de sinais orais ou escritos que usamos para comunicarmos dentro de um grupo, ou seja, um conjunto organizado de elementos como sons e gestos.
Por tanto, a língua é o meio de comunicação mais comum utilizado por todos os falantes de qualquer região do mundo; é constitutiva da realidade.
A linguagem é um instrumento que nos permite raciocinar, mas, em simultâneo, limita nosso raciocínio, uma vez que nunca podemos entender algo que não podemos explicar através da linguagem. Isso é o que distingue o homem dos outros seres vivos.
Assim, a língua e a linguagem são um sistema de signos e sinais que serve de ferramenta para o processo de comunicação.
Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/40482870