Os problemas da zona rural e soluções ?
Por favor me ajudem :)
Soluções para a tarefa
A sociologia rural vem tratando de todos os aspectos relacionados à vida social no campo. Qual seria a contribuição efetiva que dariam a esta população, já que os produtores se tornaram um grupo profissional nas atividades das áreas de produção? Sabemos que no mundo atual o bem produzir com tecnologia e gestão bem encaminhada serão o único objetivo para obter sucesso na agricultura familiar. O domínio da política agrícola que ocupa um lugar crescente na vida pública nos últimos anos, vem sofrendo considerável modernização e ocupando, na família e seus estabelecimentos, o impacto de um movimento social poderoso e dinâmico.
Atualmente, alguns jovens já veem a necessidade de tratar sua comunidade rural como o lugar onde pretendem viver e devem fazer dessa sua realidade. O slogan “viver em sua própria comunidade” é hoje um caminho que o jovem vai procurar desenvolver e praticar, criando movimentos de localidades rurais, com a introdução dos planos de desenvolvimentos rurais.
A sociologia rural vai ter que dedicar seus estudos, tomando como ponto de partida as questões que estão interligadas, como as relações cidade–campo, as transformações da agricultura, a posição dos camponeses na sociedade, o desenvolvimento local e o meio ambiente.
O estudo realizado sobre a questão cidade-campo foi visto com mais intensidade a partir do último conflito mundial, quando o mundo destruído criava um esforço generalizado para a reconstrução, a industrialização e a modernização. O problema era saber se o campo seria capaz de absorver esta nova caminhada para o desenvolvimento rural. A modernidade trouxe a tecnologia para a reconstrução e a implantação de um novo mundo. As cidades não serão capazes de se autoalimentar, pois não são autárquicas; são dependentes da matéria–prima e, principalmente, de muito alimento. O campo terá sérios problemas a enfrentar, pois sempre nele as coisas são mais lentas e demoradas para acontecer e ocorrerão muitas mudanças.
Hoje o empresário rural tem como única preocupação produzir e ganhar dinheiro, pouco se incomodando com as consequências dos atos que pratica para assegurar sua produção. Este tipo de empreendedor que não é do campo, que não vive no campo, mas que apenas explora o campo, vem ocasionando um estrago ambiental incalculável ao nosso meio rural. A exploração da agricultura sendo praticada no Brasil desta maneira, em poucos anos, estaremos nos defrontando com a fome, devido à devastação que estamos criando. Por isso, a relação cidade-campo deverá ser estudada com muita atenção pela sociologia rural.
O campesinato é o grupo social formado pela massa de trabalhadores da terra e pequenos proprietários rurais, alguns assentados em propriedades oferecidas pelos governos federais, populações estas hoje conhecidas pelo nome de agricultura familiar. O campesinato cultiva extensões de terra limitadas, não tendo condições para manter suas famílias no meio rural. Por isso, este grupo social deve buscar condições junto ao governo e definir o meio de produção que permita sua população ter condições de vida.
Coincidentemente, o desenvolvimento local vem sendo um meio que o governo federal está buscando para resolver os problemas sociais no meio rural. Portanto, a maneira de darmos forma ao desenvolvimento local é fazer projetos que apresentem uma viabilidade econômica.
Por fim, a sociologia rural vai ter que enfrentar um outro problema pois, a cada ano, a cidade e o campo têm cobrado da sociedade com bastante ênfase soluções definitivas e concretas para o meio ambiente.
Sabemos que o ar, a água, os minerais, o solo, as plantas e os animais são essenciais para a vida do homem. A conservação da natureza é prioridade para continuarmos neste planeta chamado Terra. Deveremos, portanto, buscar uma sociologia mais moderna, pois os sistemas socialista e capitalista já estão ultrapassados para a sociedade moderna e globalizada em que estamos vivendo.