Os princípios gerais da Codex Alimentarius Comission para higiene de alimentos definem APPCC como um sistema quepermite identificar, avaliar e controlar os riscos/perigos significativos para a segurança alimentar. O mesmo documento definerisco (hazard) como qualquer agente de natureza biológica, química ou física com potencial para causar efeitos adversos à saúdehumana. No contexto da garantia de qualidade, o sistema APPCC, considerado pelas indústrias abordagem-padrão para segarantir a segurança dos alimentos, tem sido adotado por diversos países, inclusive pelo Brasil. Entretanto, a atenção aosprincípios de higiene, às definições e aos objetivos do sistema APPCC não são suficientes para se garantirem alimentos seguros.Especialistas são unânimes em afirmar que é essencial aplicar inequivocamente tais princípios em toda a cadeia alimentar.Considerando o assunto abordado no texto, apresente as classes de riscos para alimentos, fornecendo no mínimo quatro exemplos decada classe.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Temos os riscos químicos, físicos e biológicos. Os riscos físicos são estruturas como ferpas de madeira, resquícios de de alguma pedra, um osso, ou qualquer outra coisa que possa representar perigo ao consumidor sendo de origem física, os riscos químicos envolvidos são de substancias químicas que podem contaminar os alimentos no processamento industrial, como por exemplo um agente desinfetante aplicado na mesa, substancias toxicas ao ser humano, como etilenoglicol e até mesmo substancias acidas, presente em alguns equipamentos, e agentes químicos trazidos pelo ar.
Os perigos biológicos são os micro-organismos, como os fungos, bactérias, vírus e protozoários que podem acometer os alimentos por falhas no APPCC, e BPF, principalmente por meio dos colaboradores quando esses não tomam s precauções necessárias em relação a higiene.