Os princípios e práticas da boa governança corporativa aplicam-se a qualquer tipo de organização, independentemente do porte, natureza jurídica ou tipo de controle.
IBGC. Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Código das melhores práticas de governança corporativa. 4. ed. São Paulo: IBGC, 2009, p. 15. Sobre a governança corporativa, analise as sentenças que seguem: I – No modelo de governança shareholder, os esforços estão concentrados na avaliação do desempenho estratégico e na busca de resultados que atendam aos interesses/direitos dos acionistasII – O conselho administrativo é o órgão soberano da organização e tem como missão analisar e otimizar o retorno dos investimentos a longo prazo.III – No Brasil o IBGC é o órgão responsável pela criação do código das melhores práticas de governança corporativa.IV – No modelo de governança stakeholder o foco está na análise de indicadores e na busca de resultados patrimoniais/financeiros para a organização.V – O diretor-presidente e os demais diretores são responsáveis pela execução das decisões tomadas pela assembleia geral.VI – O conselho fiscal tem por responsabilidade identificar os erros ocorridos em atos administrativos e analisar as demonstrações financeiras. Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
A) As sentenças II, III, V e VI estão corretas.
B) As sentenças II, IV, V e VI estão corretas.
C) As sentenças I, III, IV e VI estão corretas.
D) As sentenças I, II, IV e V estão corretas.
Soluções para a tarefa
De acordo com os princípios e práticas da boa governança corporativa, a alternativa correta é a letra "c": as sentenças I, III, IV e VI estão corretas.
Governança Corporativa
Dá-se o nome de "governança corporativa" à gestão e controle sistemático de uma companhia. Portanto, trata-se de um sistema estruturado a partir de regras e processos, capazes de orientar as atividades da organização, afim de que os objetivos sejam alcançados da melhor maneira possível.
Ressalta-se que a codificação normativa das práticas de governança corporativa são de responsabilidade do IBGC (item II). E há um conselho fiscal que identifica os erros e analisa as demonstrações financeiras (item VI).
Também podemos dizer que o modelo de governança shareholder se concentra na avaliação do desempenho estratégico, além de intentar resultados que correspondam aos interesses e direitos dos acionistas (item I) e patrimoniais e financeiros da organização (item IV).
Continue estudando sobre organização empresarial em: https://brainly.com.br/tarefa/52474034
#SPJ1