Sociologia, perguntado por milenaalmeida69, 8 meses atrás

os principais sistema de estratificação podem ser divididos em quatro grupos diferentes, são eles: a)escravidão, castas, estamentos e classe . b)castas, feudalismo, classes, hereditariedade. c)escravidão, estamentos, castas e nacionalidade. d) casta, classe, comuna e escravidão ​

Soluções para a tarefa

Respondido por juliaangel2004
273

Resposta:

a) escravidão, castas, estamentos e classe

Explicação:

Ao longo da história, muitos foram as formas de dividir e compor uma sociedade. Os indivíduos ocupam e desempenham papéis diferentes no tecido social. Esses grupos sociais são identificados pelas condições socioeconômicas semelhantes que criam divisões (estratos) e impedem ou dificultam a mobilidade social.

São elas:

01. a escravidão - divisão da sociedade entre senhores e escravos em que não há mobilidade social.

02. as castas - divisão social baseada em laços de parentesco e consanguinidade (endogamia). Nesse tipo de estratificação, os grupos sociais são fechados e restritos, não há mobilidade social, havendo uma hierarquização entre as castas fundamentada na ideia de maior ou menor grau de pureza.

03. os estamentos - estratificação social comum no período feudal da Idade Média: nobreza, clero e servos. Consiste na divisão dos membros da sociedade em grupos restritos e hierárquicos baseados, geralmente, no conceito de honra. Ainda que seja possível, a mobilidade social é quase inexistente.

04. as classes - estratificação moderna da sociedade, fundamentada no princípio de isonomia, em que todos são iguais perante as leis, não há qualquer impedimento legal para a mobilidade social. Entretanto, as estruturas dos sistemas tendem a gerar o que Bourdieu chamou de reprodução social: a manutenção da classe dominante como dominante sobre outra classe subalternizada.

Respondido por Matheusieti
233

A alternativa A está correta.

  1. A  estratificação social é baseada em quatro princípios, sendo:  
  2. A estratificação é um fato da sociedade;
  3. A estratificação social continua de geração para geração;

É um fato universal, que pode variar conforme o desenvolvimento das gerações;

E por fim, envolve crenças, desigualdades sociais e valores que podem ser corrompidos ou não.  

A desigualdade social e econômica é um dos grandes problemas enfrentados pela comunidade global que tem o capitalismo como seu principal ponto.

Ela se dá a partir do crescimento da camada financeira mais rica, que detém a maior parte do capital, e, se sobrepõe em relação a parcela mais pobre, que geralmente ocupa os cargos básicos do mercado de trabalho.

Perguntas interessantes