-Os principais navegantes da Espanha e Portugal no século xv e xvi
Soluções para a tarefa
Resposta: Durante as potências europeias do século XV e XVI , como a França , Alemanha , Portugal , Inglaterra e Espanha hegemonia econômica competiam para alcançar esse objetivo começou com os processos de colonização , eles são tão colônias estabelecidas em várias partes do mundo onde se extraiu o matéria-prima e por este conseguiu desenvolver economicamente , mas deve-se notar que os sistemas coloniais eram ordem e culturas conquistados pelo exemplo americano feudal foram submetidos ao maior genocídio da história pela exploração impiedosa .
Causas económicas:
O desejo dos poderes europeus para manter a hegemonia econômica e política assim começou o processo de colonização.
Por causa das cruzadas que eram mais por razões econômicas do que novas rotas comerciais religiosos, onde o primeiro germe do capitalismo começa a desenvolver uma fase comercial entre os países europeus e do Extremo Oriente abertas. De lá o tempo procurada produtos foram trazidos como cravo, pimenta, canela, rendimento, pedras preciosas, porcelana, perfumes etc.. Mais tarde, eles foram transportados para os portos italianos de Veneza e Gênova Devido a isso produtos de monopólio eram caros e deixou enormes lucros.
Após a queda de Constantinopla para os turcos otomanos 1453, impuseram um bloqueio nas rotas do Mediterrâneo Oriental, através deste que controlavam as rotas e fez grandes lucros com os produtos que se tornaram extremamente caro, é por esta razão que meados do século XV começaram a procurar novas rotas para a Índia e uma delas foi circumambulating África
Causas científicas:
Durante a ciência Idade Média era apertado e foi um grande revés devido à idade das trevas patrocinado pela Igreja durante este tempo pensou-se que a Terra era plana e offshore inúmeros perigos existia É por isso que os marinheiros não risco vela offshore.Mas essas idéias estavam mudando pelas descobertas feitas a partir do século X. Durante as novas teorias do século XIV sobre como terra surgiu, o mais importante foi o de Ptolomeu, que afirmou que a Terra era redonda.Também durante o tempo Infante D. Henrique cria a Escola Náutica de Sagres em Portugal onde se dedicou ao estudo e mapeamento explorações geográficas desenvolvidas de uma forma extraordinária. Estes grandes descobertas originou em:
A necessidade de encontrar novas rotas para o índio, portanto, eles serviram para o comércio com o Oriente havia caído para os turcos, depois de terem apreendido as portas de Constantinopla e Alexandria, onde ele chegou à Europa especiarias Ásia (canela, pimenta, noz-moscada, gengibre), goma arábica, perfumes, pedras preciosas, tecidos finos, etc.
Navegação melhorada, pelo aparecimento da bússola, a construção de melhores barcos (navios) e outros dispositivos habilitados navegadores venture em mares desconhecidos, sem medo de se perder.
Causas ideológicas:
Ideais renascentistas tinham destruído os velhos medos e superstições sobre os perigos do oceano. Eles proclamaram uma visão otimista da vida, inspirando uma nova e irrepreensível fé em habilidades humanas e paixão pela aventura, do risco , o desejo de glória e enriquecimento pessoal. Desta forma , essas idéias ajudaram a pavimentar o caminho para grandes descobertas .
Causas tecnológicas:
Havia elementos tecnológicos necessários para empreender longas viagens marítimas , entre estes, um novo tipo de navio chamado os instrumentos caravela e de navegação tais como uma bússola melhorado, conhecido desde o século XII pelos árabes, e o astrolábio , o que permitiu determinar a posição um navio , observando as estrelas. mapeamento também foi desenvolvido , com a realização de cartas marítimas e mapas portulanos que descrevem os portos e costas .
Chegada a Ásia:
O projeto foi idealizado por João II de Portugal como uma medida para reduzir os custos do comércio com a Ásia, em uma tentativa de monopolizar o comércio de especiarias. Embora Juan II foi o principal promotor do projeto, a empresa não seria realizado durante o seu reinado, mas para isso de seu sucessor Manuel I, que iria nomear Vasco da Gama para esta expedição, por manter o plano original da sua pai.
D. Manuel I não compartilham a opinião da nobreza e manteve o plano de seu pai Juan II. Ele enviou navios aparelhamento e escolheu Vasco da Gama, um cavalheiro de sua casa, para comandar a expedição.
Em 08 de julho de 1497 a expedição que terminaria dois anos após a entrada do navio Berrio o estuário do rio Tejo, trazendo a boa notícia da descoberta começou.
Principais navegadores portugueses:
GIL EANES Navegador português, escudeiro do Infante D. Henrique, que pela primeira vez passou além do cabo Bojador, dissipando o terror supersticioso que este promontório inspirava e iniciando assim a época dos grandes Descobrimentos (1434).