Os primeiros seres vivos possuíam uma organização muito simples, eram procariontes (pro= primitivo;cario = núcleo). O processo evolutivo a partir dessas células mais simples originou células de organização mais complexas, chamadas de eucariontes (eu= Verdadeiro). Uma das hipóteses mais aceitas para o processo evolutivo das células eucariontes defende que as células procariontes teriam englobado células bacterianas determinando uma relação ecológica pela qual a célula fornece proteção do meio externo e nutriente e o microrganismo favorece maior rendimento e aproveitamento energético através do processo de respiração celular, sendo assim mutuamente vantajosa. Diante disso, as mitocôndrias e cloroplastos são organelas supostamente derivadas desta associação. A hipótese de endossimbiose foi formulada pela microbiologista americana Lynn Margulis em 1981, no livro “Symbiosis in CellEvolution”.
A esta hipótese da origem da célula eucariontes, dá-se o nome de:
A
Fixismo
B
Biogênese
C
Abiogênese
D
Endossimbiose
E
Panspermia
Gostaria de tirar uma dúvida?
Tire sua dúvida
Soluções para a tarefa
Resposta:
D - Endossimbiose
Explicação:
De acordo com essa teoria, as mitocôndrias e cloroplastos descendem de bactérias primitivas que passaram a viver dentro de células eucarióticas primitivas, há milhões de anos atrás. Então, uma célula eucariótica primitiva englobou, por fagocitose, uma célula procarionte autotrófica, que passou a viver em seu citoplasma. Nisso, as células eucarióticas passaram a consumir o gás oxigênio, enquanto ofereciam abrigo e alimento as células procariontes. E dai se estabeleceu uma relação de endossimbiose, na qual as duas células estavam intimamente relacionadas, sem poder viver separadamente uma da outra. E é claro, depois de milhões de anos, como resultado dessa relação específica, as células procariontes teriam se transformado em mitocôndrias e cloroplastos. Entendeu?
A alternativa que melhor expõe sobre a origem da célula eucarionte é a Letra D (Endossimbiose)
A endossimbiose pode ser compreendida como uma relação ecológica onde um organismo vive dentro de outro, ou seja, utiliza o corpo de outro para sobreviver.
A Teoria da Endossimbiose ou Endossimbiose Sequencial foi proposta por Lynn Margulis por volta de década de 60.
De acordo com a teoria, seres como mitocôndrias e cloroplastos descendem de bactérias bem primitivas que começaram a viver dentro de células eucarióticas também primitvas, isso há milhares de anos.
Isso ocorreu através de uma fagocitose, e essas células eucarióticas consumiam oxigênio enquanto eram usadas de abrigo e como fonte de alimento pelas células procariontes.
Daí surgiu a endossimbiose, onde uma célula está interligada a outra, sem poder viver separadamente.
Caso queira saber mais sobre a endossimbiose:
https://brainly.com.br/tarefa/38353755
Bons estudos!