Os primeiros povos brasileiros, os indígenas, atualmente só representam 0,25% da população brasileira. No passado eram cerca de 3 milhões. Hoje aproximadamente 560 mil indígenas. Além da busca por espaço e terras, os povos indígenas lutam pela garantia de direitos básicos como saúde, educação e saneamento. Segundo pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 40% das mortes de indígenas é pela ausência de tratamento para doenças, a gripe por exemplo, chega a matar mais de 15% dos indígenas adultos e cerca de 55% das crianças de até 9 anos. Relações estas comprovam e evidenciam o processo de intenso genocídio indígena ainda presente na sociedade. 1. DE ACORDO COM AS INFORMAÇÕES ACIMA E COM OS CONHECIMENTOS DESTE TRIMESTRE, É < > AFIRMAR: *
1. A morte dos povos indígenas se iniciou com o processo de colonização, mas não se encerrou com fim do colonialismo português.
2. Doenças já controladas no Brasil, ainda atingem os brasileiros que são indígenas e causam muitas mortes.
3. A população indígena representa hoje apenas 0,25% dos 560 mil indígenas que havia no Brasil no ano de 1500.
4. A escassez de políticas públicas por parte do Estado para os povos indígenas é uma forma de contribuir com o genocídio desses povos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
três é a correta
Explicação:
três é a corretaa
Perguntas interessantes
Física,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Biologia,
5 meses atrás
Inglês,
5 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás