Pedagogia, perguntado por dany927, 10 meses atrás

)
Os primeiros movimentos na história da educação de jovens e adultos no Brasil, por meio dos programas governamentais implantados, tinham o caráter de:

a)
Combater o racismo e a desigualdade social.

b)
Combater o analfabetismo no nível nacional.

c)
Educar para a vida e a cidadania.

d)
Desenvolver o cidadão crítico e comprometido com a sociedade.

e)
Combater as discriminações e desigualdades.​

Soluções para a tarefa

Respondido por vanimacedo28
4

Resposta:

Letra b

Explicação:

O Brasil nos anos 40 (1940) foi quando tudo começou na Educação de Jovens e Adultos, O país estava em desenvolvimento na década de 1950 e o adulto analfabeto não  tinha o direito ao voto. Dessa forma a alfabetização de adultos teve o propósito de  transformar o analfabeto em um eleitor em potencial.

O mesmo documento cita que no começo da década de 1960 as inquietações e  preocupações de Paulo Freire.

Encontraram na conjuntura do país um espaço favorável  para o desenvolvimento de práticas sistemáticas que pudessem possibilitar às massas  populares as condições para sua alfabetização, pois nesse período o analfabetismo era  encarado como conseqüência da miséria e da desigualdade social. ”A educação passou a

ser entendida como um ato político” (BRASIL, 2006 p. 26).

Respondido por julialiri
0

A alternativa adequada é a B, pois a Educação de jovens e adultos (EJA) é considerada uma vertente de ensino que exerce a função das etapas dos ensinos fundamental e médio da rede escolar. Este ensino é destinado para jovens e adultos que não encerram os anos de edução na idade estipulada. Portanto, o intuito deste programa é o combate ao analfabetismo no âmbito nacional.

Tal proposta pode ser vinculada ao pensamento de Paulo Freire, pensador que defende a democratização da educação. Assim, o cidadão poderá se formar ainda que tenha ultrapassado o limite de idade padrão para a formação do ensino básico.

Continue estudando em: https://brainly.com.br/tarefa/24427274

Anexos:
Perguntas interessantes