Os primeiros movimentos abolicionistas no Brasil foram sociedades religiosas como os jesuítas que protestavam contra a escravidão de indígenas ainda no século XVII. O modelo de escravidão indígena já estava em declínio, substituído pela escravidão negra africana, mais lucrativa e geralmente aceita Deste modo, analise as afirmativas a seguir: Oficialmente a escravidão indígena foi proibida em 1757 por meio de um decreto do Marquês de Pombal, então Secretário de Estado do Reino de Portugal. Para a Coroa abolir a escravidão negra na América seria um grande impacto econômico tanto na queda de produção nos territórios quanto no fim do tráfico de pessoas. Em 1822 o Brasil quase foi fundado como um país sem escravidão e teria sido o primeiro país da América do Sul, mas foi a do Chile que aboliu toda forma de escravidão em 1823 logo após a sua independência. Uma das principais figuras da independência e da institucionalização do Brasil foi José Bonifácio que classificava a escravidão como um câncer que destruiu as bases de uma sociedade
Soluções para a tarefa
Os movimentos abolicionistas estão presentes em toda a América do Sul, combatendo inúmeros acontecimentos que estiveram presentes na formação do Brasil, onde os processos se iniciaram desde o início da colonização. Todas as alternativas estão corretas.
Quais eventos auxiliaram no fim da escravidão?
Os grupos Ingleses que queriam investir no mercado Brasileiro, para ser mais exato, queriam introduzir seu próprio mercado no Brasil, necessitando de um aumento dos consumidores.
A imigração Europeia que trouxe consigo mão de obra e empregos de qualidade, fato que reflete a desigualdade desde aquele período, pois os escravos libertos pouco sabiam ler e não teriam condições de competir com Europeus.
Mais sobre as expedições no Brasil:
https://brainly.com.br/tarefa/12394226
#SPJ4
Resposta:
Todas as alternativas estão corretas.
Explicação:
gabarito