Os primeiros movimentos abolicionistas no Brasil foram sociedades religiosas como os jesuítas que protestavam contra a escravidão de indígenas ainda no século XVII. O modelo de escravidão indígena já estava em declínio, substituído pela escravidão negra africana, mais lucrativa e geralmente aceita Deste modo, analise as afirmativas a seguir: Oficialmente a escravidão indígena foi proibida em 1757 por meio de um decreto do Marquês de Pombal, então Secretário de Estado do Reino de Portugal. Para a Coroa abolir a escravidão negra na América seria um grande impacto econômico tanto na queda de produção nos territórios quanto no fim do tráfico de pessoas. Em 1822 o Brasil quase foi fundado como um país sem escravidão e teria sido o primeiro país da América do Sul, mas foi a do Chile que aboliu toda forma de escravidão em 1823 logo após a sua independência. Uma das principais figuras da independência e da institucionalização do Brasil foi José Bonifácio que classificava a escravidão como um câncer que destruiu as bases de uma sociedade.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Todas as afirmações estão corretas
Explicação:
Os movimentos abolicionistas no Brasil ocorrem em função do decreto do Marquês de Pombal em 1757, o qual declarava ser proibido a escravidão dos indígenas, entretanto ainda se tinha a escravidão dos africanos. Logo, todas a afirmativas são corretas.
Objetivo do Marquês de Pombal
O Marquês de Pombal foi o principal responsável pela proibição da escravidão dos indígenas, o qual ocorreu através da Carta Régia, onde igualava os índios aos portugueses, entretanto o principal objetivo do Marquês era angariar a simpatia das populações nativas, princialmente da Bacia Amazônica, para então conseguir assinaturas para o Tratado de Madri, que revogou Tordesilhas.
Entenda mais sobre Abolicionismo no Brasil em: https://brainly.com.br/tarefa/44763782
#SPJ2