Os primeiros filósofos, surgidos no século VI a. C. e, portanto, anteriores a Sócrates, foram os chamados pré-socráticos. Eles se ocuparam de um problema bastante pontual, o qual compreendeu, entre outras coisas, a busca pelo arquê.
Assinale a alternativa que expressa o principal problema por eles investigado.
A. A ética, enquanto investigação racional do agir humano
B. A cosmologia, como investigação acerca da origem e da ordem do mundo.
C. A política, enquanto forma de organização social e de convívio pacifico na pólis.
D. A estética, enquanto estudo sobre o belo na arte.
E. A epistemologia, como avaliação dos procedimentos científicos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa B
Explicação:
Os filósofos pré-socráticos foram os primeiros sábios gregos a formular uma explicação racional para o mundo sem recorrer ao sobrenatural. Alguns aspectos comuns entre eles podem ser apontados: em primeiro lugar, eram estudiosos da natureza (physis). Por buscarem entender a organização racional do universo, a partir de princípios e leis que o regem, dizemos que eram voltados para a cosmologia, ou seja, a busca por entender a razão que rege o universo. Em segundo lugar, tentavam encontrar uma relação de causalidade entre os fenômenos da natureza. Por fim, todos buscavam um princípio ou elemento primordial a partir do qual explicariam os fenômenos naturais.
É correta a alternativa B, sendo os filósofos pré-socráticos também conhecidos como filósofos da natureza pela sua grande preocupação em explicar a origem e o funcionamento de todas as coisas.
Neste período era muito comum aos filósofos a busca por uma "arché", ou origem, que seria o conceito que explicaria como o mundo havia surgido, como ele se mantinha do modo como era e como as coisas poderiam se transformar. Diferentes pensadores pré-socráticos estabeleceram diferentes conceitos de arché, sendo alguns dos mais conhecidos o de Tales (que via como arché a água) e o de Heráclito, que via como arché o fogo.