Os primeiros equipamentos de RX possuíam um tubo que era chamado de "Tubo de Crookes" em homenagem ao seu descobridor. Este tubo de Crookes possuía gás dentro dele, o que o tornava menos eficiente quando o comparamos com os tubos utilizados nos dias de hoje, que conhecemos como tubo de Coolidge, que são a vácuo. Sobre as vantagens da utilização do tubo de Crookes e o de Coolidge, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Uma das vantagens que evidenciamos ao utilizar o tubo de Coolidge é que, ao utilizarmos o tubo de crookes, um pouco de gás entrava no compartimento, e o fluxo de elétrons do catodo para o anodo era reduzido, consequentemente menos raios X eram produzidos e mais calor era gerado.
( ) O tubo de Coolidge contém vácuo no seu interior, permitindo uma maior eficiência na produção dos raios X e uma vida mais longa do tubo. Ele permite o controle da passagem de corrente (mA) e a tensão (kVp), ou seja, permite controlar a intensidade e a energia do feixe de raios X.
( ) No tubo de Coolidge a gás a vantagem é maior, pois a entrada controlada de gás no tubo permite um controle da intensidade do feixe produzido, tornando-o mais energético quando comparado com os feixes produzidos no tubo a vácuo.
( ) O tubo de Coolidge possui vácuo no seu interior, o que o torna menos eficiente em relação ao tubo de Crookes, pois o vácuo diminui a quantidade e a intensidade do feixe de RX gerado, aumentado a tensão e o calor dentro do tubo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - V - V - F.
B) F - V - F - V.
C) F - V - V - F.
D) V - V - F - F.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
D) V - V - F - F
Explicação:
Resposta corrigida pelo gabarito!
Perguntas interessantes