Os precursores
Em meados do século XIX, começava o debate sobre a identidade do português brasileiro. Os escritores românticos, sobretudo José de Alencar, reivindicavam para os brasileiros autonomia linguística, cultural e literária. Movidos por um profundo nacionalismo, os românticos empenharam-se na defesa dessa autonomia.
Alencar se refere a um português alterado, transformado, chegando a falar de um “sistema gramatical”. Sem ter disso consciência, o romancista estava, de fato, propugnando o direito dos brasileiros de escreverem conforme a norma brasileira, abandonando a norma europeia. Ele afirmava que tinha o direito de escrever adotando o uso popular brasileiro. De fato, porém, a causa de Alencar era “muito mais a da liberdade do artista em matéria de língua, que a independência da variante brasileira”. Contudo, Alencar continuava a valer-se dos dicionários publicados em Portugal que retratavam o português europeu e mesmo das gramáticas tradicionais, para defender-se de acusações de incorreções em seus livros. Crescia progressivamente a consciência da identidade brasileira manifesta na produção literária nacional, bem como se avolumava o debate sobre a personalidade própria do português brasileiro.
O texto menciona como as obras românticas em meados do século XIX tinham um tom nacionalista em defesa da identidade brasileira. Além do teor nacionalista, as obras românticas brasileiras apresentavam outras características, como
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
O Romantismo apresentava características que iam além do teor nacionalista, haja vista que foi um movimento amplo, repleto de representantes, e que foi dividido em três gerações.
A primeira geração de fato evidenciava o nacionalismo, mas a segundo foi tomada por elevada carga bucólica tristezas além de arrependimentos, fuga e desejo da morte. A terceira geração busca reivindicar situações sociais, especialmente a escravidão.
Perguntas interessantes
Ed. Física,
9 meses atrás
Sociologia,
9 meses atrás
Administração,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Informática,
1 ano atrás