História, perguntado por instfab, 11 meses atrás

os preconceitos que levaram os europeus a julgar o modo de vida do povo africano e indígena?

Soluções para a tarefa

Respondido por delayofgame2009
4
O modo de vida Europeu era pautado na cultura religiosa monoteísta. A Igreja dominou o continente durante séculos e permaneceu como uma força política durante a Idade Moderna, 

Ao entrarem em contato com culturas diferenciada, as vezes politeístas, mas principalmente de aparência e organização social distinta, os europeus entraram em contato com um mundo dissociado dos ideais cristãos.

A antropofagia e o canibalismo descrito pelos europeus nas primeiras viagens para a América, por exemplo, foi um exemplo do choque cultural ocorrido. Mas vale a pena ressaltar que os Europeus tinham uma pré-concepção do que os aguardaria em águas longínquas. As lendas sobre monstros marinhos e criaturas fantásticas já denotava que eles consideravam tudo o mais um ambiente hostil e selvagem, que precisava ser corajosamente desbravado.

Assim, a dominação europeia era justificada pelo ideal da civilização e da evangelização dos selvagens e impuros, também considerados inferiores, principalmente no caso dos africanos, e é claro, era conveniente poder utilizá-los como mão-de-obra e obter, consequentemente, vantagem econômica.

:)
Perguntas interessantes