os povos indígenas possuíam tecnologia antes da chegada de Pedro Álvares Cabral? justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Tecnologias voltadas ao cultivo de plantas.
Esses povos considerados primitivos domesticaram centenas de plantas selvagens para produzir alimentos, fazendo cruzamentos e aprimorando sementes até atingir a perfeição. O milho, originário de uma gramínea, foi aprimorando em dezenas de diferentes espécies, de cores e sabores diversos, com as mais variadas formas de processamento, e se transformou no alimento mais cultivado e apreciado em todas as Américas, chegando à Europa somente após o retorno dos primeiros exploradores no século XV. Assim como as dezenas de espécies de mandioca, o cacau, o feijão, o tomate, e principalmente as batatas – dezenas de variedades cultivadas no Peru e Bolívia e que dali se expandiram para todo o mundo.
A fartura de alimentos cultivados com técnicas especificas em cada ecossistema e por cada um dos povos, além de frutas nativas e castanhas, surpreenderam os colonizadores — que rapidamente se apropriaram dessa riqueza, usufruindo desse conhecimento milenar.
Tecnologias voltadas a plantas medicinais.
Grande parte dos medicamentos que chegam às farmácias têm origem no conhecimento tradicional de plantas originárias das matas, cerrado, caatinga. Ervas, raízes, flores, frutos, seivas, cascas de árvores, uma infinidade de plantas usadas na cura, proteção e no fortalecimento do corpo pelos povos indígenas. Muito desse conhecimento é hoje explorado comercialmente por grandes laboratórios sem nenhum tipo de reconhecimento aos povos que descobriram seus princípios e usos.
Explicação:
Por mais que se acredite que os índios são povos considerados primitivos, nem por isso pode-se afirmar que eram povos que não possuíam tecnologias, pois, dominavam várias técnicas e processos, segundo a definição de tecnologia ("técnica ou conjunto de técnicas de um domínio particular.").
Fonte:
tecnologias indígenas esplendor e captura.