Os povos indígenas constituem-se em conjunto diversificados de culturas, cuja única identidade inquestionável reside no fato de ocuparem a América antes da chegada dos europeus. Em 1492, Cristóvão Colombo viajou com objetivo de chegar as Índias, porém chegou numa terra e chamou os habitantes de índios pensando que chegou ao seu destino, ele estava na América. os espanhóis encontraram um império bastante desenvolvido, o império Inca, cujo território se estendia do Equador até o Chile. Sobre o império inca é correto afirmar: A) No topo da pirâmide social, estava o imperador, chamado de Huey Tlatoani e considerado um representante do deus supremo dos astecas, Tezcatlipoca. B) Organizavam-se sob a forma de cidades-estados. Dessa forma, não havia centralização política. C) Eram obrigados a realizarem o rodízio das terras, pois estas eram pouco férteis. D) Viviam sob a chefatura guerreira com o poder na mão do tuxaua que era soberano supremo. E) O império Incas era controlado de sua sede no Peru pelo monarca (filho do sol) auxiliado por um vasto aparelho burocrático e militar.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Milhões de pessoas indígenas viviam na América quando a viagem de Cristovão Colombo de 1492 iniciou o período histórico de contato europeu em larga escala com América. O contato dos europeus com o chamado "Novo Mundo" levou à colonização europeia da América com milhões de emigrantes (livres e forçados) do "Velho Mundo". Enquanto que a população com origem no velho mundo aumentou progressivamente na América após a viagem de Colombo, a população do povos indígenas teve um colapso. O grau e as causas deste declínio populacional são há muito tempo objeto de controvérsia e de debate.
Explicação:
As estimativas de quantas pessoas viviam na América quando Colombo chegou variam muitíssimo; as estimativas de especialistas do século XV variam entre 10 milhões e 112,5 milhões de pessoas. Dada a natureza fragmentada dos dados, números precisos da população pré-colombiana são impossíveis de obter e as estimativas são muitas vezes produzidas por extrapolação de dados comparativamente pequenos. Em 1976, o geógrafo William Denevan usou essas variações de estimativas para chegar a uma "contagem consensual" de cerca de 54 milhões de pessoas, apesar de algumas estimativas recentes serem mais baixas que essa.