Direito, perguntado por roseliz1977, 11 meses atrás

Os positivistas afirmam ser possível demonstrar a verdade em relação a alguns fatos e proposições logicas e matemáticas, porem, sabemos que que em relação a juízo de valor, tal garantia é impossível. Pode-se dizer que a crise do positivismo abriu caminhos para que as teorias argumentativas ganhassem força no âmbito jurídico. Tais teorias foram alavancadas como marco teórico importante nos estudos que são denominados de forma genérica como pós positivistas. Os estudiosos da retórica entendem que não existe nada que possa ser afirmado de forma absoluta e abordam de forma central um debate acerca da impossibilidade da certeza, da objetividade. Dentre tais teóricos temos Perelmann, que afirma na sua teoria sobre a nova retórica que: Os juízos de dever são em grande parte racionais, pois é viável que se justifique por argumentos, utilizando-se de um conjunto de dados entendidos como razoes. Os juízos das proposições normativas e das proposições descritivas são passiveis de verdade e possuem independência entre si. A retorica divide-se em dois grupos. Um que aborda o princípio da generalidade e outro que trata da resistência crítica sobre seu desenvolvimento. Os juízos de dever podem ser definidos racionalmente pela razão, porem uma razão prática utilizando-se do entendimento de Aristóteles acerca da retórica Entende a teoria do discurso como teoria procedimental da correção prática, aonde a proposição normativa é certa quando é resultado do procedimento.

Soluções para a tarefa

Respondido por arilsongba
5

A resposta correta é a alternativa I) Os juízos de dever são em grande parte racionais, pois é viável que se justifique por argumentos, utilizando-se de um conjunto de dados entendidos como razoes.

A nova retórica nasceu com a rejeição do positivismo lógico, o qual, sempre, estava em busca de tornar a linguagem natural mais pura e com isso ajustar a mesma sobre uma linguagem de caráter científico.

De acordo com alguns positivistas, sempre existiu a possibilidade de poder demonstrar a veracidade de alguns fatos e com isso as proposições lógicas e também matemáticas, o que jamais seria possível quando falamos sobre o juízo de valor.

Contudo, as ideias que são defendidas pelos retóricos são bem mais persuasivas e costumam encontrar um ninho na crise do positivismo.

Bons estudos!

Perguntas interessantes