“Os portugueses, (...) assim que se estabeleceram no Brasil, começaram a anexar ao seu sistema de organização agrária de economia e de família uma dissimulada imitação de poligamia, permitida pela adoção legal, por pai cristão, quando este incluía, em seu testamento, os filhos naturais, ou ilegítimos, resultantes de mães índias e também de escravas negras. Filhos que, nesses testamentos, eram socialmente iguais, ou quase iguais, aos filhos legítimos. Aliás, não raras vezes, os filhos naturais, de cor, foram mesmo instruídos na Casa Grande pelos frades ou pelos mesmos capelães que educavam a prole legítima, explicando-se assim a ascensão social de alguns desses mestiços” (Freyre, Gilberto. Novo mundo, nos trópicos. São Paulo, Nacional/EDUSP, 1969, p. 181). A partir da obra de Gilberto Freire podemos pensar que o conceito de miscigenação está relacionado:
A.À aceitação e respeito às diferentes etnias presentes na mesma sociedade.
B.À convivência conflituosa entre etnias presentes na mesma sociedade.
C.À ideia de que miscigenar é segregar.
D.À mistura de raças baseadas na cordialidade, assim, evidenciando o tema da democracia racial.
E.Às relações não amistosas entre etnias diferentes.
Soluções para a tarefa
A alternativa B está correta.
Gilberto Freyre desenvolveu uma das grandes obras para o campo da sociologia nacional o livro "Casa-Grande & Senzala" buscando resgatar a auto-estima do povo brasileiro, ao analisar a diversidade da formação social como motivo de orgulho e força, estando do lado de grandes escritores como Florestan Fernandes e Sérgio Buarque de Holanda por exemplo.
Vale lembrar que Gilberto Freyre foi um sociólogo que buscou estudar questões importantes para a sociedade Brasileira como através de reflexões acerca das relações raciais no País.
Resposta:
D
Explicação:
D pq é correti afirmar que está relacionado ao pensamento de G. Freire que é À MISTURA DE RAÇAS BASEADAS NA CORDIALIDADE, ASSIM EVIDENCIANDO O TEMA DA DEMOCRACIA RACIAL