Biologia, perguntado por luana7744, 5 meses atrás

Os poríferos são animais aquáticos a maioria sendo marinho sésseis (fixos no substrato), com diversas cores, tamanhos. Não possuem células nervosas, tecidos e órgãos como os outros animais. São simples e filtradores. A água entra pelos poros, as células especializadas retém partículas orgânicas de alimento e oxigênio para respiração, enquanto o gás carbônico e as excretas saem pelo ósculo (abertura de cima). Elas podem se reproduzir assexuadamente ( regeneração ou brotamento) e sexuadamente. A maioria é hermafrodita. Com base nisto, explique os três tipos de reprodução.

Soluções para a tarefa

Respondido por VaiEstudarTopeira
2

Resposta:

Explicação:

As esponjas podem reproduzir-se tanto de forma assexuada como de forma sexuada. No que diz respeito à reprodução sexuada, devemos destacar que a maioria das esponjas é hermafrodita, ou seja, um mesmo indivíduo é responsável pela produção de gametas masculinos e femininos. Entretanto, essa produção não costuma ocorrer ao mesmo tempo, sendo observada a produção de um tipo de gameta antes da produção de outro, uma condição chamada de hermafroditismo sequencial. Isso evita que ocorra a autofecundação.

Os gametas das esponjas não são produzidos em estruturas especializadas, sendo formados a partir dos coanócitos ou amebócitos. Os gametas masculinos são liberados na água, e a corrente de água transporta-os até outro indivíduo que está produzindo um gameta feminino, o qual fica no interior do corpo da esponja. O gameta masculino é captado por um coanócito, que o transporta até o gameta feminino. Após a fecundação, forma-se uma larva livre e natante, que pode colonizar uma área longe da esponja parental. A larva, então, fixa-se no substrato e desenvolve-se em uma esponja adulta e séssil.

Já com relação à reprodução assexuada, dois tipos podem ocorrer: o brotamento e a gemulação. No brotamento, formam-se brotos no corpo do animal, os quais podem desprender-se do corpo da esponja-mãe ou permanecer fixos a ele. Na gemulação, por sua vez, formam-se estruturas reprodutoras denominadas de gêmulas, que são formadas por células indiferenciadas que possuem um envoltório. As gêmulas são capazes de permanecer em repouso em ambientes desfavoráveis, dando origem a uma nova esponja quando as condições ideais surgem.

Perguntas interessantes